Suposta invasão ao sistema de informática da Prefeitura é tema de novo requerimento

Suposta invasão ao sistema de informática da Prefeitura é tema de novo requerimento
Foto: Ales Cerin // Novo pedido de informações já foi encaminhado à Prefeitura

O Plenário da Câmara aprovou na terça-feira (14) um pedido de informações complementares sobre uma suposta invasão ao sistema de informática da Prefeitura de Gaspar. O requerimento 94/2019, de autoria da bancada do PT, segue para esclarecimentos do Executivo, que tem 15 dias úteis para respondê-lo.

Em março, os vereadores aprovaram o requerimento 53/2019 que se referia sobre o mesmo tema. No entanto, segundo os autores, não foram obtidas todas as respostas solicitadas.

Um dos questionamentos que volta a ser feito é se houve instauração de procedimento administrativo interno para investigar o suposto fato, envolvidos e responsáveis. Além disso, questionam quais foram as medidas tomadas para que não houvesse prejuízo e as ações executadas para solucionar o problema.

Outra solicitação é que seja apresentada documentação referente ao rastreamento do sistema quando foi constatada a invasão, já que a empresa possui ferramentas que rastreiam registros de acesso. Solicita-se também cópia do laudo que comprove a invasão ao sistema.

A bancada é composta pelos vereadores Dionísio Luis Bertoldi, Mariluci Deschamps Rosa e Rui Carlos Deschamps.

 

Entenda

Segundo os parlamentares, a ação teria causado prejuízos à arrecadação do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e a exoneração do diretor-geral de tecnologia da informação, Jackson Glatz. A destituição do servidor, que estava lotado na Secretaria de Fazenda e Gestão Administrativa, foi decretada pelo prefeito Kleber Wan-Dall em 18 de fevereiro.

Postado em 15 de maio de 2019 0