Aprovada criação do Dia Laranja pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas

Aprovada criação do Dia Laranja pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas
Projeto segue para sanção do prefeito

O Plenário da Câmara aprovou na terça-feira (28) o Projeto de Lei (PL) 30/2019 que cria o Dia Laranja pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas. A ideia é que a data seja celebrada mensalmente em todo dia 25. A proposta, de autoria das vereadoras Franciele Back (PSDB) e Mariluci Deschamps Rosa (PT), segue para sanção do prefeito Kleber Wan-Dall.

O Dia Laranja integra a campanha da Organização das Nações Unidas (ONU) chamada “UNA-SE pelo Fim da Violência contra as Mulheres”. Segundo a ONU Mulheres, o intuito é alertar para a importância da prevenção e da resposta à violência de gênero. A mobilização original acontece em 25 de Novembro, quando se celebra o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres.

Segundo Franciele, o estado já registrou neste ano 25 feminicídios. Contou que o Conselho Municipal da Mulher está preparando uma ação relacionada ao tema para o dia 25 de junho.

-Juntas pelas vidas das mulheres aqui de Gaspar – enfatizou.

Já Mariluci citou números da violência da cidade. Lembrou que a Polícia Militar contabilizou 169 casos de violência doméstica no ano passado. Somente, de janeiro a maio de 2019, foram concedidas 50 medidas protetivas. Este foi o dado repassado pelo delegado da Polícia Civil, Bruno Effori, durante a audiência pública promovida na Câmara.

– É através da educação que podemos mudar tudo – resumiu.

Postado em 29 de maio de 2019 0