Presidente da Câmara solicita criação de abrigo temporário destinado aos moradores em situação de rua

O presidente da Câmara de Vereadores de Gaspar, Ciro André Quintino, através da indicação nº 29/2019, solicitou para o Executivo Municipal a criação de abrigo temporário destinado aos moradores em situação de rua.
“O que sabemos é que nossa cidade tem uma situação agravante e precisamos fazer algo a respeito. Em frente ao Mercado Top, no Bairro Margem Esquerda, em uma praça recém inaugurada, está com cada dia mais moradores de rua; são pessoas que não podem ser ignoradas, são seres humanos vivendo precariamente e que precisam de ajuda .” destaca o vereador.
Para o presidente, não existe uma ideia formulada para as pessoas em situação de rua no país. Os surgimentos podem ser diversos, alguns por alguma desavença familiar, outros por questões de desânimo, desemprego, e até mesmo envolvimento com drogas.
Em 2010, instituiu-se no Brasil o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua – Centro POP e o Centro de Acolhimento no Brasil, cujo objetivo é oferecer auxílio a esses indivíduos. Esses centros, instituídos em todo o Brasil, tem um atendimento especializado à população em situação de rua.
Segundo Ciro, a ideia é ofertar, obrigatoriamente, o Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua, que realiza atendimentos individuais e coletivos, oficinas e atividades de convívio e socialização, além de ações que incentivem a participação social das pessoas em situação de rua. Outra alternativa, segundo o presidente, é dar condições para o cidadão que está nestas condições voltar para sua cidade de origem.