Vereadores mirins se preparam para a primeira sessão ordinária de 2019

Os vereadores mirins assistiram nesta quarta-feira (13) à palestra sobre o funcionamento da Câmara de Vereadores de Gaspar. Na ocasião, os servidores da Casa apresentaram uma visão geral sobre o Poder Legislativo Municipal.
Na primeira parte, a analista legislativa, Morgana Carina Lenzi, introduziu o conceito da divisão dos poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. Em seguida, falou sobre a importância da constituição federal, as funções da Câmara e o papel do vereador. Ao explicar sobre as comissões, contou que a Câmara tem hoje apenas uma comissão temporária, em atuação, revisando o regimento interno e a lei orgânica municipal.
Já a segunda foi conduzida pelo analista legislativo, Emerson Pereira, que apresentou os diversos tipos de proposta legislativa como os projetos de lei e as moções honrosas. Ele detalhou como ocorre a tramitação do projeto dentro da Casa – desde a iniciativa à publicação da lei.
15ª legislatura
Com 14 anos, a vereadora mirim, Camille Bueno, é estudante da Escola Ferandino Dagnoni e mora no Bairro Gasparinho. Por ser a mais velha do grupo, vai presidir a primeira sessão ordinária de 2019. E já adiantou que pretende se candidatar à presidência da Câmara Mirim.
-Quero pedir melhorias para a rua da minha escola. Na entrada e saída dos alunos, o trânsito vira uma confusão – revelou Camille.
Aos jovens, o presidente da Câmara, Ciro André Quintino (MDB), declarou “muitos daqui serão novos líderes, mas também serão bons pais e mães de família. É o nosso objetivo”.
Reunião
Após a palestra, a nova coordenadora do programa Vereador Mirim, Patricia Terezinha Cunhaque Duarte, deu orientações sobre a primeira sessão ordinária, que está marcada para o dia 13 de março, às 15h, no plenário da Câmara. Na oportunidade, serão eleitos os integrantes da mesa diretora para o primeiro semestre de 2019.