Câmara celebra 85 anos de história da Escola Honório Miranda

Os vereadores realizaram na quinta-feira (6) a primeira sessão itinerante do ano para celebrar os 85 anos da Escola de Educação Básica Honório Miranda – a mais antiga de Gaspar. O pedido, apresentado pelo presidente da Câmara, Ciro André Quintino (MDB), em maio, foi aprovado por unanimidade.
Fundado em 29 de maio de 1934, dois meses após a emancipação do município, o estabelecimento de ensino conta hoje com mais de 1000 alunos e 60 funcionários.
Segundo Quintino, a personalidade do educandário pouco mudou nesse período.
-A Honório Miranda reflete um projeto comum a todos nós: tornar Gaspar conhecida por sua excelência, por seu trabalho, uma cidade focada no desenvolvimento e na qualidade de vida – ressaltou.
Já o diretor geral Antônio Mercês da Silva revelou que brevemente a escola deve passar por uma reforma, pois já existem recursos liberados para essa finalidade.
Com gritos e palmas, o professor de Filosofia e Sociologia, Renato Luis Schmitt chegou à tribuna e afirmou que o conhecimento ajuda o aluno a mudar a si mesmo e a sociedade. Reafirmou a importância de que a escola continue trabalhando as dimensões intelectual, física, espiritual e social dos estudantes.
Compareceu à cerimônia o ex-vereador mirim de Gaspar, Daivid Junior Thomaz, que também é ex-aluno da escola. Ele foi eleito para a 1ª legislatura do programa em 2004.
Sessão Itinerante
Com o objetivo de aproximar o Legislativo da população, a Câmara já promoveu, desde 2002, 31 sessões itinerantes. Durante a reunião, não ocorrem votações, mas até cinco cidadãos previamente inscritos podem fazer pronunciamentos.