Audiência pública debate projeto para construção do contorno viário de Gaspar

Audiência pública debate projeto para construção do contorno viário de Gaspar
Audiência foi promovida pelo deputado estadual Ivan Naatz (PV)

Com o objetivo de retomar o projeto para a construção de contorno viário em Gaspar, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) realizou na segunda-feira (11) audiência pública, organizada pela Comissão de Transportes e Desenvolvimento Urbano, por solicitação do deputado Ivan Naatz (PV).

O encontro, no plenário da Câmara de Vereadores de Gaspar, reuniu autoridades e representantes da classe empresarial da região.

Pela área urbana do município, passam o tráfego de duas rodovias estaduais: a Jorge Lacerda (SC-412), que liga a BR-101 a Blumenau; e a Ivo Silveira (SC-108), que liga Brusque e o Vale do Rio Tijucas ao Médio Vale do Itajaí. A consequência é que, em alguns momentos do dia, o trânsito de ruas importantes de Gaspar fica congestionado.

De acordo Naatz, o atual governo não tem conhecimento das propostas de contorno viário que já foram elaboradas. “Nós queremos alertar o Estado que essa região tem necessidade dessa obra”, afirmou o deputado. “Atualmente, há um estrangulamento na mobilidade urbana não só de Gaspar, mas de todo o Médio Vale. Quando não temos boa mobilidade, afasta-se o comércio, a indústria, o consumidor. O contorno é fundamental não só para o desenvolvimento do Médio Vale, mas para a qualidade de vida da população.”

“Essa é uma demanda antiga da comunidade e diz respeito a todo o Médio Vale do Itajaí”, afirmou o presidente da Câmara de Vereadores de Gaspar, Ciro André Quintino. “Com as obras lentas na duplicação da BR-470, a Rodovia Jorge Lacerda tem recebido boa parte do tráfego.”

Conforme foi decidido na audiência, uma comissão formada pela Alesc, Câmara e Prefeitura de Gaspar vai procurar o Executivo estadual para apresentar essa demanda. “Queremos saber como está esse projeto do contorno”, comentou.

 

Alternativa em andamento

O prefeito Kleber Wan-Dall afirmou que o município, por conta própria, já constrói seu anel de contorno viário. A obra foi dividida em oito trechos e dois deles estão em andamento. Ao todo, são 17 quilômetros, que interligam vias de Gaspar já constituídas.

Um dos diferenciais da obra, segundo o prefeito, é que a iniciativa privada participa do empreendimento. O trecho 4, em andamento, é construído com recursos do empresariado local. Ao todo, o contorno deve custar R$ 50 milhões, sem contar o dinheiro investido pelo setor privado.

“Esse anel viário não é só para Gaspar, mas para a região”, completou o presidente da Associação Empresarial de Gaspar, Nelson Bornhausen. “Reconhecemos o que tem sido feito pela prefeitura, mas, no ponto de vista empresarial, não é o suficiente.”

 *Com informações da AGÊNCIA AL

Postado em 12 de novembro de 2019 0