Volta de Gaspar ao nível gravíssimo do Coronavírus é discutida na Câmara

O prefeito Kleber Wan-Dall e servidores da Secretaria de Saúde apresentaram na terça-feira (16) dados sobre a pandemia do novo coronavírus em Gaspar e pediram apoio aos vereadores, reforçando a importância das medidas preventivas.
Segundo o secretário adjunto de Fazenda e Gestão Administrativa, Marcos Cruz, está prevista a transferência de pacientes da região de Chapecó para o município, pois a taxa de ocupação de leitos de UTI está entre 95% e 100%. Ele também afirmou que a região da grande Florianópolis também está chegando a essa marca.
De acordo com a Prefeitura, são 6.107 casos confirmados e 81 mortes até o dia 17 de fevereiro. O número de gasparenses internados chegou a 14. Seis estão na UTI do Hospital de Gaspar, que tem apenas quatro leitos disponíveis.
Neste mês, cinco pessoas já morreram, enquanto, no mês passado, foram seis. Desde o início da pandemia, o maior número de óbitos – 20 – foi registrado em novembro.
Foram computados 437 novos casos em fevereiro. Já, em janeiro, o total foi de 664.
Vacinação
A diretora de Vigilância em Saúde, Jicéli Petró, afirmou que a previsão é de que a vacinação para idosos acima de 90 anos seja finalizada nesta quinta-feira (18). No entanto, a próxima etapa, que deve contemplar idosos entre 85 e 89 anos, ainda não tem data marcada.
Foram vacinados também cerca de 740 trabalhadores da saúde. A cidade, explicou Petró, tem cerca de 1000 profissionais da área. Todos os que estão na linha de frente do combate à COVID-19 já foram imunizados.
Sobre a recusa à vacina, a diretora disse que o procedimento adotado pela secretaria é o de pedir a assinatura em um termo de recusa.