Fiscalização de transporte coletivo é questionada por vereadores
O vereador Amauri Bornhausen (PDT) solicita informações e documentos sobre o transporte coletivo em Gaspar. O requerimento 20/2021, que será encaminhado à empresa Viação Verde Vale, está na pauta da sessão desta terça-feira (16).
Foi requerida cópia dos contratos vigentes de concessão pública e aditivos referentes ao transporte intermunicipal e municipal. Além disso, pede relação de horários e rotas alterados, com justificativa.
Com relação às medidas adotadas para enfrentamento à Covid-19, pergunta como está sendo feita a fiscalização da capacidade máxima de passageiros. Questiona também se houve aumento do número de linhas e horários para diminuir a lotação máxima nos ônibus.
“Esclarece-se que, as reclamações são amplas e dizem respeito às condições dos veículos, à quantidade de horários, ao novo procedimento de uso via terminal para poder ir à Blumenau, bem como quando do retorno à Gaspar”, justificou o autor.
Fiscalização
Já o vereador Alex Burnier (PL) quer saber se é possível que as linhas troncais sejam fiscalizadas somente no momento do desembarque, sendo que na rota apenas providenciem o desembarque de passageiros.
Indaga ainda se há possibilidade de aumento das linhas alimentadoras, com fiscalização no próprio veículo.
Sobre as medidas sanitárias, o questionamento é se foi ampliado o número de linhas e horários de ônibus coletivo urbano, para que a garantia de afastamento seja assegurada sem prejuízo aos usuários.
O requerimento 21/2021 será encaminhado ao Executivo após a sessão desta terça.