Vereador reivindica criação de programa de acessibilidade em Gaspar
O vereador Amauri Bornhausen (PDT) reivindica a criação de um programa de acessibilidade com o nome de “Acessa Gaspar”. Na pauta da sessão de terça-feira (13), uma sugestão de projeto sobre o tema, anexada à Indicação 211/2021, será encaminhada ao Executivo.
O objetivo é beneficiar pessoas com deficiência, gestantes, idosos e pessoas com comorbidade. Segundo o autor, 729 pessoas com deficiência vivem no município. “Este vereador acredita na inclusão social e que deve ser realizado no Município um programa que beneficie a todos os munícipes, sem distinções”, justificou.
Bornhausen sugere uma parceria entre quatro secretarias, a Superintendência de Trânsito e a Fundação de Esportes e Lazer, que deverá incluir brinquedos adaptados em áreas de lazer.
O texto determina ainda que a Secretaria de Planejamento Territorial elabore e execute projeto para melhorias em calçadas, realocação de postes e instalação de piso podotátil.
Já a Secretaria de Assistência Social deverá ativar o fundo e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Enquanto a Superintendência será responsável pela manutenção e implantação das faixas de pedestre.
Além disso, a matéria estabelece que a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Renda e Turismo atue em conjunto com comerciantes para implantar rampas de acesso nos estabelecimentos comerciais.
LIBRAS
O parlamentar pede também que o site da Prefeitura ofereça tradução automática para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Outro pedido é a instalação de placas indicativas em Libras nos banheiros das repartições públicas.
A Indicação 209/2021 será encaminhada ao Executivo.