Projeto cria Campanha de Combate aos Vírus da Dengue, Chikungunya e Zika

Tramita a partir desta quarta-feira (8) o Projeto de Lei (PL) 78/2021, que cria a Campanha de Orientação, Conscientização, Combate e Prevenção aos Vírus da Dengue, Chikungunya e Zika. A proposta é de autoria do vereador Alex Burnier (PL).
Segundo o texto, a campanha deverá conscientizar os munícipes sobre a necessidade de combate aos focos do mosquito transmissor Aedes Aegypti, tornando-os orientadores do assunto.
A matéria determina ainda que a ação poderá incentivar e apoiar a realização de atividades – organizadas pela sociedade civil – para orientar, conscientizar, combater e prevenir essas doenças.
Dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina apontam que, de três de janeiro a sete de agosto de 2021, foram identificados 45.338 focos do mosquito Aedes Aegypti em 218 municípios. Observa-se um aumento de 81,3% ao se comparar com o mesmo período de 2020. 115 municípios são considerados infestados, entre eles Gaspar.
“É preciso estar atento às diferenças entre os sintomas das doenças que são muito parecidos e facilmente confundidos com outras enfermidades, como gripes. Em muitos casos, a pessoa contrai o vírus e nem sabe, daí a importância de buscar o atendimento médico e evitar a automedicação”, explicou o autor.
Ações preventivas
Entre as ações preventivas, estão: eliminar garrafas, latas, sacos plásticos e embalagens que ficam expostos à chuva; tampar caixas d’água, piscinas, barris e tonéis; vistoriar e limpar vasilhames de animais e pratos de plantas.
Tramitação
Após a escolha do relator nesta quarta, a matéria segue para análise das Comissões de Legislação, Justiça, Cidadania e Redação; Economia, Finanças e Fiscalização; e Gestão Pública.
Bela iniciativa. Que seja ampliado para as associações de moradores, juntamente com a diretoria, rzta parceria. Pois ela, a ASSOCIAÇÃO, pode sobremaneira auxiliar destes cuidados básicos e de saúde. Conhecem os moradores melhor do que o fiscais. PARABÉNS
Bela iniciativa. Que seja ampliado para as associações de moradores, juntamente com a diretoria, rzta parceria. Pois ela, a ASSOCIAÇÃO, pode sobremaneira auxiliar destes cuidados básicos e de saúde. Conhecem os moradores melhor do que o fiscais. PARABÉNS.