Câmara homenageia Pedro Macuco pelos 50 anos de diaconato
O Plenário da Câmara aprovou na terça-feira (28) homenagem a Pedro Carlos Schmitt, mais conhecido como “Seu Pedro Macuco”, pelos 50 anos de diaconato.
A Moção de Aplausos e Reconhecimento 18/2021, de autoria da vereadora Zilma Mônica Sansão Benevenutti (MDB), foi entregue durante a sessão.
“Então, seu Pedro, nossa homenagem hoje não é somente pelos 50 anos de seu Diaconato, mas por todo seu exemplo e o de sua família, que nos inspira a sermos melhores a cada dia”, justificou a autora.
Segundo Schmitt, uma das maiores emoções é poder ter celebrado o casamento de todos os filhos e batizado todos os netos.
“O meu muito obrigado primeiramente a Deus, que é o nosso chefe, é o autor da nossa vida. Ele está no comando e me deu essa grande graça de poder festejar os 50 anos juntamente com a minha esposa, com a minha família, os quais amo muito. Obrigado!”, agradeceu emocionado.
Esteve presente também na sessão o prefeito Kleber Wan-Dall, que entregou um pin de Gaspar ao homenageado.
Perfil
Ordenado em 26 de setembro de 1971, o gasparense Schmitt foi o primeiro diácono da cidade e um dos primeiros de Santa Catarina. Três anos antes, o morador do Bairro Macuco e participante da Capela Santo Agostinho recebeu o convite do frei Ciríaco Tokarski.
Nessas cinco décadas, celebrou inúmeros cultos, centenas de casamentos e quase dois mil batizados. Hoje, aos 83 anos, continua em atividade na Paróquia Nossa Senhora do Rosário.
Epagri
Foi aprovada também na terça (28) homenagem aos 30 anos da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI).
Em Gaspar, a EPAGRI atende anualmente, em média, 350 famílias dedicadas à agricultura. Desde 1997, os trabalhos são desenvolvidos pela extensionista rural Sônia Maria de Medeiros e pelo engenheiro agrônomo Josi Rodrigues Prestes.
A Moção de Aplausos e Reconhecimento 17/2021, idealizada por Zilma e assinada pelos demais parlamentares, será entregue no dia 30 de novembro de 2021.