Vereador solicita informações sobre descarte de medicamentos vencidos ou inutilizados
O vereador Amauri Bornhausen (PDT) solicita nesta semana informações sobre o descarte de medicamentos em Gaspar. O Requerimento 123/2021, que está na pauta da sessão de terça-feira (26), será encaminhado ao Executivo. O prazo de resposta é de 15 dias úteis.
Ele questiona se existe algum ponto de coleta público onde os munícipes possam descartar corretamente medicamentos vencidos ou sem uso. Caso haja o local, pede a descrição de como é realizada a ação.
Pergunta ainda como são descartados os remédios vencidos da rede pública municipal. Por fim, indaga se há empresa contratada para recolhimento desses itens.
Segundo o autor, esses resíduos, quando depositados em aterros comuns ou lançados na rede de esgoto, podem contaminar o solo, lençóis freáticos, lagos, rios e represas, atingindo também a fauna e a flora.
“Além disso, caso ainda não exista, é possível que seja criado um meio de distribuição de medicamentos ainda em condições de uso para pessoas com dificuldades de adquiri-los. Evita-se, assim, a automedicação e, ao mesmo tempo, se dissemina mais uma ação que visa a ajuda ao próximo”, justificou.