Vereadoras participam do 1º Encontro Estadual de Procuradorias das Mulheres de SC
Na quarta-feira, dia 27 de outubro, as vereadoras gasparenses Franciele Back (PSDB) e Zilma Mônica Sansão Benevenutti (MDB) participaram do 1º Encontro Estadual de Procuradorias das Mulheres de Santa Catarina. O evento foi realizado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC), em Florianópolis, e reuniu representantes de 45 procuradorias municipais. O objetivo foi alinhar discursos e atuações com a proposta de que todas as procuradorias possam atuar de forma integrada, gerando melhores resultados.
“A procuradoria representa uma porta para libertar a mulher da opressão. Nossa intenção ao organizar este evento foi alinhar os discursos e ações promovendo, por meio do diálogo, a troca de experiência e o fortalecimento de nossa rede de mulheres”, afirma a responsável pela Procuradoria da Mulher na ALESC, deputada Ada de Luca. O encontro contou ainda com a participação da defensora pública e coordenadora do Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem), Anne Teive Auras; da deputada Luciane Carminatti (PT), coordenadora da Bancada Feminina da Alesc e representante do Parlamento no Observatório da Violência contra a Mulher de Santa Catarina (OVM/SC); da deputada federal e sub-procuradora da Mulher na Câmara dos Deputados, Carmen Zanotto; além das deputadas estaduais Marlene Fengler (PSD) e Dirce Heiderscheidt (MDB) e senadora Leila Barros (Procuradora da Mulher no Senado).
A Procuradoria da Mulher foi criada na Câmara de Vereadores de Gaspar em setembro deste ano e a bancada feminina trabalha na elaboração do plano de atuação. “Estar presente neste evento foi muito importante pois foi um momento de aprendizado e troca de experiências. Voltamos com informações e com boas ideias para que nosso trabalho na Procuradoria da Mulher em Gaspar tenha efetividade. Nosso objetivo não é apenas acolher as mulheres vítimas de alguma violência, mas também defender políticas para as mulheres “, ressalta a procuradora da Mulher em Gaspar, vereadora Zilma. Já a vereadora Franciele lembra que a Procuradoria da Mulher é um importante passo para a efetivação dos direitos femininos. “Além disso, a procuradoria será uma importante ferramenta para fiscalizar e acompanhar programas governamentais, além de promover a valorização das mulheres e informá-las”, defende.
*Texto: jornalista Kássia Dalmagro (gabinete da vereadora Zilma Mônica Sansão Benevenutti).