Vereadores mirins conhecem sede do Poder Legislativo Estadual e se encontram com o presidente da Alesc
Na manhã desta quarta-feira (24), os vereadores mirins de Gaspar pisaram pela primeira vez em um Palácio onde são aprovadas leis que afetam a vida de cerca de sete milhões de habitantes de Santa Catarina.
Após duas horas de viagem, com direito à contemplação do mar através da janela da van, chegaram unidos à sede do Poder Legislativo Estadual, também conhecida como Assembleia Legislativa de SC (Alesc) ou Palácio Barriga Verde, em Florianópolis.
O presidente da Câmara, Francisco Solano Anhaia, e a coordenadora do programa Vereador Mirim, Simone Makki, acompanharam toda a visita.
Para a estudante da Escola de Educação Básica Luiz Franzói, Júlia Camille Santos da Silva, 14 anos, a emoção foi ainda maior. Foi a primeira vez em que ela deixou o Vale do Itajaí para conhecer a capital do estado.
Entretanto, a visita foi muito além de explorar o parlamento, com suas galerias e grandes salas. Os adolescentes, que nasceram na era das telas azuis, puderam conversar sem tirar os olhos do homem que esteve, neste mês, no mais alto cargo do Poder Executivo Estadual, por uma semana.
Sentados à longa mesa do gabinete da Presidência, eles foram indagados pelo presidente da Alesc, deputado Mauro de Nadal, agora ex-governador, sobre quais eram os seus sonhos.
O presidente da Câmara Mirim, estudante da Escola de Educação Básica Frei Godofredo, Luis Cesar da Silva Júnior, revelou a vontade de ser presidente da República, demonstrando muito interesse em questões regimentais e legislativas.
Já a estudante da Escola de Educação Básica Zenaide Schmitt Costa, Emily Christine Dias, também declarou que pensa em seguir carreira política.
Durante o bate-papo, o deputado contou um pouco de sua trajetória, desde a Prefeitura de Cunha Porã, no Extremo Oeste, até a presidência. Em resposta a Luis Cesar, Nadal disse que pretende tentar a reeleição e não tem interesse em se candidatar ao governo estadual.
Educação
Os vereadores mirins também visitaram a Secretaria de Estado de Educação. Lá, eles apresentaram reivindicações ao secretário estadual de Educação, Luiz Fernando Vampiro, e tiraram dúvidas sobre mudanças propostas pelo governo.
Tiveram informações de que foram enviados 46 tablets para a Escola Arnoldo Agenor Zimmermann e que a ampliação da Escola Ivo D´Aquino já está em consulta para futura elaboração de projeto.
Vampiro detalhou ainda a criação do programa Bolsa Estudante e a implantação do novo ensino médio a partir de 2022. A proposta da bolsa tramita na Alesc.
Visita a deputados
Em seu gabinete, o deputado estadual Fernando Krelling quis saber como ocorriam as eleições do programa em Gaspar, que estão marcadas para dois de março de 2022, em caso de aprovação do Projeto de Resolução 4/2021.
Ele ressaltou a necessidade e a importância da boa política. “Vocês são a geração da verdadeira mudança”, frisou.
Já o deputado estadual José Milton Scheffer, líder do governo, falou sobre a rotina da liderança, destacando a promoção do diálogo entre deputados e o governador Carlos Moisés.
Escola do Legislativo
À tarde, na Escola do Legislativo, responsável pelas ações pedagógicas da Alesc, os jovens receberam noções sobre o funcionamento dos diversos núcleos, que são um espaço de qualificação profissional, reflexão democrática e formação para cidadania.