Vereadores mirins aprovaram 41 reivindicações nos últimos dois anos

Vereadores mirins aprovaram 41 reivindicações nos últimos dois anos
Vereadores mirins realizaram 15 sessões ordinárias nos últimos dois anos

A Câmara Mirim de Gaspar promoveu nos últimos dois anos 15 sessões ordinárias e aprovou 41 pedidos de melhorias para diversos bairros de Gaspar. Todas as reivindicações foram encaminhadas ao Executivo Municipal.

Devido à pandemia de Covid-19, os vereadores mirins permaneceram no Programa por dois anos (2020-2021). O mandato foi prorrogado em fevereiro.

Em maio, o presidente da Câmara, Francisco Solano Anhaia, e a coordenadora do Programa Vereador Mirim, Simone Makki, decidiram retomar os encontros presenciais, seguindo todas as normas de segurança sanitária.

“O trabalho dos vereadores mirins é importante para a Câmara. São jovens que fortalecem o Legislativo gasparense e a cidadania no ambiente em que eles vivem”, ressaltou Anhaia.

Segundo Simone, a intenção do Programa é que eles aprendam mais sobre política e saibam como lidar com os três poderes, unindo, assim, a escola ao Legislativo. Atualmente o trabalho é feito em parceria com 13 estabelecimentos de ensino públicos e particulares.

 

Atividades

Com a reativação das atividades, os jovens assistiram em maio a uma palestra sobre educação financeira ministrada por funcionárias do Sistema de Cooperativas Financeiras do Brasil (Sicoob).

Já em junho participaram, por vídeoconferência, do Curso de Formação para Vereadores Mirins – promovido pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).

No mesmo mês, chegou a vez de se engajar na campanha “Ciclo do Bem” proposta pela vereadora Franciele Back (PSDB). A ação arrecadou produtos de higiene menstrual para doar às escolas municipais.

Um mês depois, eles foram os primeiros a pisar a Avenida Gaspar Helmuth Wehmuth. O convite à inauguração do trecho 2 do Anel de Contorno Viário foi para representar as gerações futuras do município.

Encerrando o ano, viajaram em novembro a Florianópolis para conhecer a Alesc, a Secretaria de Estado de Educação e a Escola do Legislativo. Na oportunidade, reuniram-se com o presidente do Legislativo Estadual, deputado Mauro de Nadal, para trocar ideias e tirar dúvidas sobre a política estadual.

 

Suplentes

Nesse período, assumiram ainda seis suplentes de vereador mirim, os estudantes Emily Christine Dias, Grasiela Poffo, Ricardo Antunes Taborda, Guilherme Dellabeneta Schmitt, Cauê Felipe Borges e Julia Camille Santos da Silva.

 

Eleições

De acordo com a Resolução 130/2021, de autoria da Mesa Diretora, promulgada neste mês, as eleições para a Câmara Mirim serão realizadas em dois de março de 2022.

Postado em 9 de dezembro de 2021 0