Procuradoria da Mulher abre nesta sexta trabalhos com integrantes da rede de atendimento às mulheres vítimas de violência
Nesta sexta-feira (11), às 15h, acontece na Câmara de Vereadores de Gaspar a abertura oficial dos trabalhos da Procuradoria Especial da Mulher, instalada na Casa de Leis gasparense por meio da Resolução Nº 95/2021. Foram convidados para prestigiar o evento representantes de órgãos que fazem parte da rede de atendimento às mulheres vítimas de violência no município e imprensa. A deputada Ada de Luca, Procuradora Especial da Mulher na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC), já confirmou presença na solenidade. Devido ao protocolo de segurança da COVID-19, o número de pessoas presentes será limitado.
A Procuradoria Especial da Mulher é um movimento nacional, sendo que na Câmara dos Deputados ela está em atividade desde maio de 2009. Em Santa Catarina, 51 municípios já instalaram a procuradoria e outras 10 cidades estão com o processo em andamento. Em Gaspar, a criação da Procuradoria da Mulher foi uma solicitação da bancada feminina, formada pelas vereadoras Franciele Back (PSDB), Mara Lúcia Xavier dos Santos (PP) e Zilma Mônica Sansão Benevenutti (MDB). “No ano passado, levamos este pedido à mesa diretora que prontamente apoiou a iniciativa, sendo que em setembro de 2021 o Projeto de Resolução foi aprovado por todos os vereadores. A instalação desta procuradoria é mais um importante passo que a Câmara de Vereadores de Gaspar deu para o debate das pautas femininas, reforçando também o compromisso de lutar pela vida e integridade das mulheres gasparenses”, ressalta a vereadora e Procuradora Especial da Mulher na Câmara de Gaspar, Zilma.
A vereadora explica que a Procuradoria Especial da Mulher é um espaço de acolhimento às mulheres vítimas de violências. “O objetivo é zelar pela defesa dos direitos da mulher, além de informá-las sobre seus direitos e leis, encaminhando-as para os devidos órgãos e serviços quando necessário”, afirma. Além disso, segundo Zilma, a procuradoria também tem a função de auxiliar as Comissões Permanentes da Câmara de Vereadores nas proposições que tratem de direitos relativos à mulher ou à família e também acompanhar a execução de programas relacionados a políticas públicas voltadas ao bem-estar das mulheres.
Atendimento
O atendimento às mulheres acontece de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h, por meio de agendamento. O contato para agendar o encontro deve ser feito pelo telefone (47) 3332-2028 ou pelo e-mail procuradoriadamulher@camaragaspar.sc.gov.br. Esse acolhimento acontece em uma sala exclusiva para este fim, sendo que o espaço também será apresentado aos convidados durante o evento desta sexta-feira.
“Procuramos estruturar a Sala da Procuradoria da Mulher para atender da melhor forma quem nos procurar. Sabemos que esse atendimento tem que ser discreto, reservado e em um espaço onde a mulher se sinta confortável e segura”, destaca Zilma.
Mais informações:
Vereadora Zilma Mônica Sansão Benevenutti
Procuradora Especial da Mulher na Câmara de Vereadores de Gaspar – (47) 99902-6469.
Vereadora Mara Lúcia Xavier dos Santos
Procuradora-adjunta – (47) 99247-4510.
Vereadora Franciele Back
Presidente da Câmara de Vereadores de Gaspar – (47) 98480-2909.