Câmara aprova projeto que autoriza realização de ‘prova do laço’ e reconhece atividade como bem imaterial

Câmara aprova projeto que autoriza realização de ‘prova do laço’ e reconhece atividade como bem imaterial
Projeto segue para sanção

O Plenário da Câmara aprovou nesta terça-feira (19) o Projeto de Lei 7/2022, que autoriza o exercício e a prática da ‘prova do laço’ (tiro de laço). A proposta, de autoria do Executivo, segue para sanção do prefeito Kleber Wan-Dall. Integrantes do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Coração do Vale acompanharam a votação no plenário.

De acordo com o texto, a atividade será reconhecida como manifestação cultural elevada a bem de natureza imaterial integrante do patrimônio cultural municipal.

A relatora, vereadora Mara da Saúde (PP), apresentou parecer favorável à aprovação. “Destaca-se que a prova de laço é a recriação, em forma de esporte, de uma das atividades vinculadas à vida do campo, sendo que tais competições representam uma recriação destas práticas campeiras. Lembrando que esta atividade já existe em nosso município há anos”, salientou.

Entretanto, serão proibidos eventos em que ocorram atos de crueldade e maus-tratos contra animais, sem prejuízo das sanções previstas na legislação.

Em ofício enviado à Câmara de Vereadores de Gaspar, o diretor-presidente da Fundação Municipal de Esportes e Lazer, Roni Jean Muller, informou que integrantes do Conselho Municipal de Políticas Culturais reconheceram em março a prova como atividade de patrimônio cultural. A ata da reunião foi anexada ao documento.

 

Debate

Mara promoveu no dia 6 de abril uma reunião para discutir a matéria com representantes do CTG e da Associação Gasparense de Amparo e Proteção aos Animais (Agapa).

 

Tribuna Livre

Em nome dos CTGs da cidade, Wanderley Paulo, integrante do CTG, agradeceu a votação favorável. “Estamos muito felizes, muito contentes com a aprovação”, frisou.

Postado em 19 de abril de 2022 0