Projeto obriga a instalação de detector de metais e câmeras nas escolas municipais
O Projeto de Lei (PL) 38/2019 obriga a instalação de portal com detector de metais e câmeras de segurança nas escolas municipais de Gaspar. A proposta, que tramita a partir de terça-feira (4), é de autoria do presidente da Câmara, Ciro André Quintino (MDB).
O texto prevê que cada estabelecimento escolar tenha, no mínimo, duas câmeras para monitorar as áreas de acesso e as principais instalações internas, obedecendo às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Já o portal deverá possibilitar a entrada de celulares, chaves, moedas, relógios, marca-passo coronário e pinos cirúrgicos.
– Ao impedir que se ingresse nos espaços escolares municipais com armas, as crianças e adolescentes de nossas escolas estarão garantidos e protegidos para que possam estudar com o sossego psicológico necessário para aprender e com a certeza de que não sofrerão qualquer agressão com arma dentro da escola, estendendo isso aos professores e funcionários – ressalta Quintino.
A proposta também determina que as fachadas dos prédios sejam adaptadas aos equipamentos de segurança.
Massacre de Suzano
Em março, dois ex-alunos da Escola Estadual Professor Raul Brasil mataram oito pessoas, feriram outras 11 e tiraram as próprias vidas. Um mês após o ataque, apenas dois dos 11 estudantes feridos tinham retornado à instituição.
Tramitação
Após o sorteio do relator na terça (4), a proposta será analisada pelas Comissões de Legislação, Justiça, Cidadania e Redação; Economia, Finanças e Fiscalização, e Gestão Pública.