Legislativo de Gaspar vai implementar programa “Câmara sem Papel”

O presidente da Câmara de Vereadores de Gaspar, Francisco Solano Anhaia, visitou nesta quarta-feira (24) a Câmara Municipal de Rio do Sul para conhecer os detalhes do programa “Câmara sem Papel”. A cidade do Alto Vale do Itajaí é referência nacional para o programa, que acaba com o trâmite de documentos em formato físico.
Acompanharam Anhaia o assessor da presidência, Nilton Isensee, e o procurador da Câmara de Gaspar, Marcos Klitzke. Eles foram recebidos pelo presidente do Legislativo de Rio do Sul, vereador Marcos Zanis, que mostrou detalhadamente como a gestão de processos na Casa tem funcionado desde 2020, quando da adoção do “Câmara sem Papel”.
Desde o trâmite de projetos e documentos legislativos, passando pela burocracia interna e as práticas contábeis – todos os processos aboliram o uso de papel, e são realizados por meio eletrônico. As proposições legislativas e documentos encaminhados pelo Executivo municipal, da mesma maneira, passaram a ser transmitidos eletronicamente.
“Além de atingirmos um benefício de custo, vamos atingir um benefício ambiental, cessando o consumo de papel, de toners, de manutenção de impressoras e de energia para impressão”, destaca Chico Anhaia. Só em resmas de papel, a Câmara de Rio do Sul está economizando R$ 20 mil ao ano após adotar o programa.
Na próxima semana, uma comissão de servidores será indicada pelos líderes de bancada da Câmara de Gaspar, para iniciar o processo de implantação do programa no Legislativo gasparense.