Há 87 anos, bate o Coração do Vale
A Câmara de Vereadores de Gaspar (CVG) celebra nesta quinta-feira (18) 87 anos da emancipação político-administrativa do “Coração do Vale”. Devido ao agravamento da pandemia do novo coronavírus, foi cancelada a tradicional sessão solene realizada no plenário.
“Quero parabenizar todo o nosso povo gasparense por viver nesta cidade tão amada, tão querida, que é o Coração do Vale. 87 anos de glória, 87 anos de trabalho e 87 anos de alegria. É isto que eu vejo aqui na nossa cidade. Por isso, parabéns, Gaspar”, declarou o presidente da Câmara, Francisco Solano Anhaia.
Combate ao coronavírus
Neste dia, a presidência da Casa, em nome de todos os parlamentares da 19ª Legislatura, também manifesta profundo pesar aos familiares dos 100 gasparenses mortos pela Covid-19. A triste marca foi atingida nessa quarta-feira (17).
Apesar disso, o Poder Legislativo Municipal, mantém-se firme nessa guerra contra o vírus. No ano passado, a CVG economizou e transferiu cerca de R$ 2,3 milhões aos cofres do município.
Além disso, aprovou, em maio, a destinação de R$ 1,6 milhão de seu orçamento para o Fundo Municipal de Saúde. Já a análise e votação de projetos relacionados a esse tema continuam sendo priorizadas.
História
A cidade já pertenceu a São Francisco do Sul, Porto Belo, Itajaí e Blumenau. Durante quase 54 anos, constituiu-se como segundo Distrito de Blumenau. Na década de 1930, lideranças locais mobilizaram-se, encontrando apoio nas esferas Federal e Estadual, para conquistar a emancipação política.
Até que em 1934, o coronel Aristiliano Ramos, interventor federal em Santa Catarina, assinou o decreto que emancipava Gaspar politicamente. O município foi instalado em 18 de março de 1934.