Presidente da Câmara Mirim pede criação de memorial para homenagear antigos povos indígenas de Gaspar

Os vereadores mirins aprovaram na quarta-feira (18) 14 pedidos de melhorias para bairros de Gaspar, que serão enviados ao Executivo. A maioria – 10 indicações – foi apresentada pelo presidente da Câmara Mirim, Luis Cesar da Silva Junior.
Uma delas, a Indicação 23/2021, solicita ao Executivo a criação de um memorial para homenagear os antigos povos indígenas da cidade, como os Xokleng. O objetivo é que sejam promovidos encontros entre líderes deste povo – que hoje habita outras cidades – para preservar a história gasparense no período pré-colonização.
“Mas, e antes dos europeus, quem estava aqui? Indígenas. Isso mesmo, indígenas. Estes pertencentes à etnia xokleng. A guerra contra os índios foi herdada pelos colonos dos portugueses, que lutaram incansavelmente pra minimizar e destruir esses nativos”, justificou o presidente.
Já o vereador mirim Pedro Alcides Buchmann Linhares protocolou quatro reivindicações. Entre elas, a solicitação de manutenção na “Rua da Santinha”, no Bairro Gasparinho, que vem sofrendo erosões por causa da chuva.
Na tribuna, o vereador Giovano Borges (PSD) fez um breve histórico de sua trajetória política no município. Parabenizou também as escolas parceiras, os pais e os vereadores mirins pelo envolvimento com o Programa Vereador Mirim.
“O fato de vocês estarem aqui já é de grande satisfação e de grande importância pro futuro de vocês”, ressaltou.