Servidores da Câmara participam de curso sobre digitalização e migração para o processo eletrônico e digital
Servidores da Câmara de Vereadores de Gaspar (CVG) participaram nesta semana de curso sobre digitalização de documentos e migração para o processo eletrônico e digital. O evento, que ocorreu na terça-feira (24) e quarta-feira (25), foi promovido pelo Instituto Gamma de Assessoria a Órgãos Públicos (IGAM).
Na primeira parte, ministrada pelo professor Alexandre Alves, que é mestre em Gestão de Políticas Públicas, foram apresentados os processos administrativos para digitalização e eliminação de documentos, além da legislação pertinente.
Já na segunda, o professor Dreone Mendes, que é contador e docente de contabilidade pública, falou sobre documentos eletrônicos e digitais; validade jurídica; legislação; e gestão de documentos eletrônicos, entre outros temas.
Por último, o diretor executivo do Consórcio de Informática na Gestão Pública Municipal (CIGA), Gilsoni Lunardi Albino, discorreu sobre o Sistema de Processo Eletrônico e.Ciga e integração com o Gov.Br para órgãos públicos.
“O serviço público tem natureza dinâmica. A capacitação constante e a busca de novos conhecimentos são ao mesmo tempo uma necessidade e um estímulo para nós, servidores. Os temas tratados no curso, por sua vez, vêm ao encontro do processo de modernização e digitalização pelo qual a Câmara de Vereadores de Gaspar vem passando”, ressaltou o procurador jurídico da CVG, Marcos Alexandre Klitzke.
Participaram ainda a secretária administrativa, Romy Cristini Schneider, e a assistente administrativa, Camila Sutil Nunes da Silva.
Câmara Digital
Desde março, uma Comissão Especial, presidida pelo vereador Cleverson Ferreira (PP), analisa a implantação do processo legislativo eletrônico e a informatização dos processos internos do Legislativo gasparense.
Na terça-feira (31), os integrantes da Comissão vão entregar a conclusão do estudo ao presidente da Câmara, Francisco Solano Anhaia, e aos demais membros da Mesa Diretora.