Procuradoria da Mulher abre nesta sexta trabalhos com integrantes da rede de atendimento às mulheres vítimas de violência

Procuradoria da Mulher abre nesta sexta trabalhos com integrantes da rede de atendimento às mulheres vítimas de violência
Evento ocorre nesta sexta

Nesta sexta-feira (11), às 15h, acontece na Câmara de Vereadores de Gaspar a abertura oficial dos trabalhos da Procuradoria Especial da Mulher, instalada na Casa de Leis gasparense por meio da Resolução Nº 95/2021. Foram convidados para prestigiar o evento representantes de órgãos que fazem parte da rede de atendimento às mulheres vítimas de violência no município e imprensa. A deputada Ada de Luca, Procuradora Especial da Mulher na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC), já confirmou presença na solenidade. Devido ao protocolo de segurança da COVID-19, o número de pessoas presentes será limitado.

A Procuradoria Especial da Mulher é um movimento nacional, sendo que na Câmara dos Deputados ela está em atividade desde maio de 2009. Em Santa Catarina, 51 municípios já instalaram a procuradoria e outras 10 cidades estão com o processo em andamento. Em Gaspar, a criação da Procuradoria da Mulher foi uma solicitação da bancada feminina, formada pelas vereadoras Franciele Back (PSDB), Mara Lúcia Xavier dos Santos (PP) e Zilma Mônica Sansão Benevenutti (MDB). “No ano passado, levamos este pedido à mesa diretora que prontamente apoiou a iniciativa, sendo que em setembro de 2021 o Projeto de Resolução foi aprovado por todos os vereadores. A instalação desta procuradoria é mais um importante passo que a Câmara de Vereadores de Gaspar deu para o debate das pautas femininas, reforçando também o compromisso de lutar pela vida e integridade das mulheres gasparenses”, ressalta a vereadora e Procuradora Especial da Mulher na Câmara de Gaspar, Zilma.

A vereadora explica que a Procuradoria Especial da Mulher é um espaço de acolhimento às mulheres vítimas de violências. “O objetivo é zelar pela defesa dos direitos da mulher, além de informá-las sobre seus direitos e leis, encaminhando-as para os devidos órgãos e serviços quando necessário”, afirma. Além disso, segundo Zilma, a procuradoria também tem a função de auxiliar as Comissões Permanentes da Câmara de Vereadores nas proposições que tratem de direitos relativos à mulher ou à família e também acompanhar a execução de programas relacionados a políticas públicas voltadas ao bem-estar das mulheres.

Atendimento
O atendimento às mulheres acontece de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h, por meio de agendamento. O contato para agendar o encontro deve ser feito pelo telefone (47) 3332-2028 ou pelo e-mail procuradoriadamulher@camaragaspar.sc.gov.br. Esse acolhimento acontece em uma sala exclusiva para este fim, sendo que o espaço também será apresentado aos convidados durante o evento desta sexta-feira.

“Procuramos estruturar a Sala da Procuradoria da Mulher para atender da melhor forma quem nos procurar. Sabemos que esse atendimento tem que ser discreto, reservado e em um espaço onde a mulher se sinta confortável e segura”, destaca Zilma.

 

Mais informações:

Vereadora Zilma Mônica Sansão Benevenutti

Procuradora Especial da Mulher na Câmara de Vereadores de Gaspar – (47) 99902-6469.

 

Vereadora Mara Lúcia Xavier dos Santos

Procuradora-adjunta – (47) 99247-4510.

 

Vereadora Franciele Back

Presidente da Câmara de Vereadores de Gaspar – (47) 98480-2909.

 

Postado em 10 de fevereiro de 2022 0