Ciro pede campanha informativa acerca do direito à reconstrução da mama às pacientes que sofrerem mutilação decorrente de tratamento de câncer.

Ciro pede campanha informativa acerca do direito à reconstrução da mama às pacientes que sofrerem mutilação decorrente de tratamento de câncer.

O presidente da Câmara de Gaspar, vereador, Ciro André Quintino (PMDB) pede ao executivo uma campanha informativa, acerca do direito à reconstrução da mama às pacientes que sofrerem mutilação decorrente de tratamento de câncer. Segundo o vereador a campanha pode ser feita através de cartazes, os quais deverão ser afixados em todos os órgãos e setores públicos municipais, principalmente nos postos de saúde, hospital e na policlínica, direito este previsto na Lei Federal nº 9.797, de seis de maio de 1999. O vereador alerta ainda que o câncer de mama está entre os maiores causadores de mortes em paciente do sexo feminino, sendo responsável por aproximadamente 20% dos óbitos por câncer em mulheres. Preocupado com as consequências o Governo Federal garantiu através da Lei Federal nº 9.797/1999, a obrigatoriedade da cirurgia plástica reparadora da mama pela rede de unidades integrantes do Sistema Único de Saúde – SUS, nos casos de mutilação decorrentes de tratamento de câncer. “Nessa indicação 575/2017 apenas estamos pedindo que a Lei federal seja cumprida e, consequentemente, venha recuperar a dignidade das mulheres de nossa cidade que e por razão desta doença tiveram suas vidas marcadas”. Ciro ainda conclui que o cumprimento da Lei e uma forma de melhorar autoestima da mulher que teve seu corpo mutilado pelo câncer.

Postado em 25 de outubro de 2017 0