Câmara recebe exposição sobre a história do fundador da Círculo

Câmara recebe exposição sobre a história do fundador da Círculo
A mostra fica aberta ao público até o dia 6 de setembro

O espaço cultural da Câmara recebe nesta terça-feira (6), às 18h, uma exposição de fotografias e documentos sobre a história do fundador da empresa Círculo, Leopoldo Jorge Theodoro Schmalz. A mostra é organizada pela Associação Empresarial de Gaspar (Acig).

Em 1938, juntamente com dois cunhados, Willy Schossland e o comerciante Júlio Schramm, Schmalz funda a Círculo, em Gaspar. A produção inicial era de linhas para bordado, crochê, tricô e fitilhos. A matéria-prima vinha das tecelagens paulistas.

Quatro anos antes, a Revista Têxtil publicou, em São Paulo, estudos de Leopoldo sobre o “Movimento do Liço” (fio de metal com elo, usado para tear). No estado paulista, construiu as primeiras máquinas para o aproveitamento de fios descartados pelas tecelagens. Esse foi o primeiro passo para que fosse iniciada a produção em escala industrial de linhas, cordões, fitilhos e congêneres.

Hoje a Círculo é uma das maiores indústrias têxteis do Brasil. Tornou-se o maior parque fabril para artes manuais da América Latina, abarcando a comercialização de linhas para crochê, tricô e bordados, além de acessórios para trabalhos manuais e tecidos para patchwork.

“Onde há boa vontade não há violência, nem determinação cega de impor uma maneira de encarar as coisas, mas sim um desejo genuíno de ser paciente e persistente em examinar todas as possibilidades que possam levar à solução do problema” (mensagem de Schmalz).

O brasileiro, nascido em Joinville, morreu, em 1977, na Suíça.

 

Serviço

Local: Espaço Cultural da Câmara de Vereadores de Gaspar (Avenida das Comunidades, 133, Centro).

Quando: 6 de agosto a 6 de setembro.

Horário de visita: de segunda à sexta, das 13h às 19h.

Quanto: gratuito.

 

 

 

 

 

 

Postado em 6 de agosto de 2019 0