Proposta institui o “Setembro Amarelo” como mês de prevenção do suicídio em Gaspar

Proposta institui o “Setembro Amarelo” como mês de prevenção do suicídio em Gaspar
Fonte: Setembro Amarelo // Texto segue para sanção do prefeito

Foi protocolado nesta quinta-feira (5) o Projeto de Lei (PL) 69/2019 que institui o “Setembro Amarelo” como mês de prevenção do suicídio em Gaspar. A proposta, que tramita a partir da próxima terça-feira (10), é de autoria dos vereadores Franciele Back (PSDB) e Roberto Procópio (PDT).

Segundo o texto, o período será dedicado a ações que visem informar, esclarecer, conscientizar, envolver e mobilizar a população a respeito do tema. O Dia Mundial da Prevenção do Suicídio é celebrado no dia 10 de setembro.

Na justificativa, os autores citam dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) acerca do assunto. A OMS aponta que cerca de 800 mil pessoas se suicidam por ano em todo o mundo. No Brasil, entre os anos de 2007 e 2012, mais de 106 mil pessoas se mataram.

Outra constatação da organização é que 90% dos casos de suicídio estão associados a distúrbios mentais e, portanto, podem ser evitados se as causas forem tratadas corretamente.

 

Tramitação

Após a escolha do relator na terça, a proposta será analisada pelas Comissões de Legislação, Justiça, Cidadania e Redação; Economia, Finanças e Fiscalização, e Gestão Pública.

 

Postado em 5 de setembro de 2019 0