Plenário aprova criação da Galeria Lilás

Plenário aprova criação da Galeria Lilás
Foto: Alesc // Resolução já foi promulgada

O Plenário da Câmara aprovou nesta terça-feira (10) a proposta que cria a Galeria Lilás para homenagear as sete vereadoras titulares que passaram pela Câmara de Vereadores de Gaspar. A Resolução 59/2019 já foi promulgada pelo presidente da Câmara, Ciro André Quintino (MDB).

De acordo com o texto, serão autorizados gastos com materiais de identificação do espaço, fotografias, placas e evento. A ideia deve seguir os moldes do espaço dedicado às deputadas na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). As autorizações de uso de imagem, segundo a MD, já foram recolhidas.

Em parecer, o relator, vereador Cícero Giovane Amaro (PSD), ressaltou a competência da Câmara para administrar os bens da Casa.

“A instituição de espaço físico, no âmbito da sede do Legislativo local, destinado a homenagear vereadoras eleitas, é de exclusiva competência municipal”, explicou.

Já a vereadora Franciele Back (PSDB) relembrou que a reivindicação do espaço foi feita inicialmente em 2017, tendo sido resgatada no ano passado pela vereadora Mariluci Deschamps Rosa (PT). Ela parabenizou a iniciativa da Mesa Diretora.

“Essa é uma forma de valorizar todas as mulheres que já passaram pela Casa e, de certa forma, contribuíram para o debate feminino”, enfatizou.

 

História

Por cinco décadas, apenas homens compuseram o Legislativo gasparense. Em 1996, foi eleita a primeira mulher, a professora Maria Teresinha Ramos, que integrou a 13ª Legislatura, de 1997 a 2000. A Casa de Leis foi fundada em dezembro de 1947.

Hoje duas vereadoras – Franciele Back (PSDB) e Mariluci  – compõem a atual legislatura. Em seu segundo mandato parlamentar, Rosa também foi vice-prefeita de Gaspar por duas vezes.

 

Postado em 11 de setembro de 2019 0