Câmara homenageia 30 anos da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Gaspar

Câmara homenageia 30 anos da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Gaspar
Atualmente 45 voluntárias compõem a Rede Feminina de Combate ao Câncer

Em sessão solene, os vereadores homenagearam nesta quinta-feira (31) os 30 anos de fundação da Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC) de Gaspar no plenário da Câmara. A homenagem foi proposta pelo presidente da Câmara, Ciro André Quintino (MDB).

Fundada em 28 de setembro de 1989, a RFCC conta hoje com 45 voluntárias. Com sede própria desde 2012, a entidade oferece exames, fisioterapia e psicologia, além de outros serviços.

No entanto, o grupo começou pequeno, tendo sido inspirado pela RFCC de Blumenau. À época, Rosemary Monnerat, com o apoio da presidenta da Rede blumenauense, lutou para que a ideia chegasse aqui. No início da década de 1990, foi instalado o primeiro ambulatório da Rede.

Em pronunciamento, Quintino frisou o carinho, a seriedade e o amor presentes no trabalho desempenhado pelas voluntárias gasparenses.

“O altruísmo gera o voluntariado, e o voluntariado nos coloca diante de uma grande responsabilidade social. A doação de tempo pode mudar muita coisa. Cidadãos conscientes podem fazer muito encarando grandes desafios, e transformar a realidade que nos cerca”, ressaltou.

 

Solenidade

Foram homenageadas a atual presidenta, Dilma Uliano Moser da Silva, quatro ex-presidentas e voluntárias. Além delas, também receberam destaque do Legislativo as fundadoras.

Durante a solenidade, houve a exibição de um vídeo institucional da RFCC e a apresentação do artista CloviShow.

No plenário, estiveram presentes o deputado estadual, Jerry Edson Comper (MDB), o prefeito Kleber Wan-Dall e a presidenta da Câmara Mirim de Gaspar, Camille Bueno.

 

Galeria Lilás

Após a sessão, foi inaugurada a Galeria Lilás da Câmara de Vereadores de Gaspar (CVG). O espaço é dedicado às sete vereadoras que passaram pelo Poder Legislativo Municipal em mais de 70 anos.

Por cinco décadas, as cadeiras da Casa de Leis, fundada em 1947, foram ocupadas apenas por homens. Em 1996, foi eleita a primeira mulher, a professora Maria Teresinha Ramos, que integrou a 13ª Legislatura, de 1997 a 2000.

 

Postado em 1 de novembro de 2019 0