Câmara requer informações sobre suposta invasão ao sistema de informática da Prefeitura

Câmara requer informações sobre suposta invasão ao sistema de informática da Prefeitura
Foto: Marco Michelini // Invasão teria causado prejuízos à arrecadação do IPTU

O Plenário da Câmara aprovou na terça-feira (19) um pedido de informações sobre uma suposta invasão ao sistema de informática da Prefeitura de Gaspar. Segundo os parlamentares, a ação teria causado prejuízos à arrecadação do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e a exoneração do diretor-geral de tecnologia da informação, Jackson Glatz. A destituição do servidor, que estava lotado na Secretaria de Fazenda e Gestão Administrativa, foi decretada pelo prefeito Kleber Wan-Dall em 18 de fevereiro.

No texto, os vereadores perguntam se houve instauração de procedimento administrativo interno para investigar os envolvidos e responsáveis pelo fato. Além disso, questionam se foi constatado rombo nos cofres públicos e qual o valor desviado.

Outro questionamento levantado é a possibilidade de se obter da empresa Thema documento técnico que verifique a segurança do sistema. Indagam ainda se a entidade teria ferramentas para rastrear os registros de acesso.

– Ao tomar conhecimento de que a conduta pode ter trazido prejuízos financeiros para os cofres públicos, bem como uma sensação de insegurança muito grande para a atual gestão, apresentamos os questionamentos a fim de ver resguardada nossa população e ver garantidos os mais elementares princípios da Administração Pública – justificam os autores.

O requerimento 53/2019, de autoria da bancada do PT, foi encaminhado ao Executivo, que tem 15 dias úteis para respondê-lo. Compõem a bancada os vereadores Dionísio Bertoldi, Mariluci Deschamps Rosa e Rui Carlos Deschamps.

Postado em 21 de março de 2019 0