Vereadores mirins participam de Encontro Estadual

Vereadores mirins participam de Encontro Estadual
Vereadores mirins voltam à Assembleia Legislativa de Santa Catarina

6h da manhã de 18 de setembro. Fim de inverno. Sob chuva e frio, os vereadores mirins de Gaspar embarcam em direção à Floripa. Música alegre, risadas e belas paisagens colorem a breve viagem. Duas horas depois, chegam preparados para participar do 10º Encontro Estadual de Vereadores Mirins na Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

Após a primeira parte do evento, os vereadores mirins se encontraram com o presidente da Câmara, Ciro André Quintino (MDB), o vice-presidente, Dionísio Luis Bertoldi (PT), e o vereador Cícero Giovane Amaro (PSD). Os parlamentares estavam em formação legislativa.

Para o vereador mirim, Luiz Guilherme Zimmermann Hostins, as principais participações do evento foram as do professor doutor em Educação, Pedro Cabral Filho, e do jovem ativista pela educação, Israel Borba.

“O tema e o jeito com que se expressaram foram simplesmente sensacionais. A forma como ambos se dedicaram ao falar e a naturalidade com que falaram, sem dúvidas, foram muito especiais. Sinto-me 50% mais atraído pela política agora!”, revelou.

Usando imagens de quadros famosos e consagrados, como Guernica de Picasso, o professor apresentou os 78 incisos do artigo 5º da Constituição Federal. Ao interagir com a jovem plateia, arrancou gargalhadas sem deixar de apontar a seriedade dos direitos e garantias fundamentais dos brasileiros.

“Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade”, diz o caput do artigo 5º.

Já Israel trouxe a palestra com o tema “Sim. Nós podemos fazer”. A história de superação chamou a atenção da plateia para aproveitar cada oportunidade dada pela vida.

“Gostei demais do evento. Foi um grande aprendizado. Todos que querem ser vereadores mirins deveriam ter esse momento, esse encontro!”, declarou a presidenta da Câmara Mirim, Camille Bueno.

 

Perfil

Com 23 anos, Israel é estudante de Direito da Universidade Federal de Santa Catarina, presidente da Youth for Human Rights Brasil e fundador do Líderes do Amanhã (LdA) Santa Catarina. Ano passado, ele foi o único representante catarinense a discursar na 15ª Conferência da Juventude pelos Direitos Humanos, em Nova Iorque.

Postado em 19 de setembro de 2019 0