Vereadoras reivindicam implantação de Posto de Coleta de Leite Humano

Vereadoras reivindicam implantação de Posto de Coleta de Leite Humano
Foto: Prefeitura de Gaspar // Atualmente o Banco de Leite mais próximo é o de Blumenau

A bancada feminina reivindica a elaboração de um Projeto de Lei (PL) para implantar um Posto de Coleta de Leite Humano em Gaspar. A Indicação 103/2021, que entra na pauta da sessão desta terça-feira (23), será encaminhada posteriormente à Prefeitura.

De acordo com o texto, os serviços de coleta, processamento, repartição e distribuição do leite materno, incluindo o cadastramento das gestantes, serão feitos por servidores da Saúde. Atualmente o Banco de Leite mais próximo é o de Blumenau.

A matéria determina também que informações sobre a importância da amamentação e do leite materno nos primeiros seis meses de vida do bebê, além do funcionamento do Posto de Coleta, serão dadas à gestante durante a realização de exames.

“Então, a importância de implantar o projeto no município de Gaspar é auxiliar estas mulheres, para que possam contar com a estrutura de um “Posto de Coleta de Leite Humano”, apto a atender a população necessitada, pois o leite materno é o principal alimento do bebê até os seis meses de vida”, justificaram as vereadoras Franciele Back (PSDB), Mara da Saúde (PP) e Zilma Monica Sansão Benevenutti (MDB).

 

Reivindicação

A reivindicação é antiga. Há cinco anos as ex-vereadoras Andréia Symone Zimmermann Nagel e Marli Iracema Sontag fizeram o mesmo pedido.

Já, em 2018, Franciele apresentou a solicitação por meio da Indicação 345/2018.

 

Informações

Será encaminhado nesta terça um pedido de informações sobre o assunto ao Executivo. Back quer saber qual a estrutura e os equipamentos necessários para implantar um ponto de coleta de leite materno no município.

Outro questionamento, que consta no Requerimento 10/2021, refere-se ao número de mulheres gasparenses cadastradas no Banco de Leite de Blumenau.

Segundo a parlamentar, esse pedido já foi feito em 2018, mas as respostas não foram devidamente respondidas.

Postado em 23 de fevereiro de 2021 0