Vereadoras Franciele e Mara visitam Banco de Leite Humano de Blumenau

Vereadoras Franciele e Mara visitam Banco de Leite Humano de Blumenau
Vereadoras reivindicam implantação de Posto de Coleta de Leite Humano em Gaspar

Nesta sexta-feira (26), as vereadoras Franciele Back (PSDB) e Mara da Saúde (PP) visitaram o Banco de Leite Humano, em Blumenau. O objetivo foi conhecer a estrutura e coletar informações para auxiliar a Prefeitura na possível implantação de um Posto de Coleta em Gaspar. A reivindicação, também assinada pela vereadora Zilma Mônica Sansão Benevenutti (MDB), entrou na pauta da Câmara de Vereadores na sessão da última terça-feira (23).

Durante a visita, as vereadoras foram recepcionadas pela coordenadora do Banco de Leite Humano, Viviani Penha Marquês, e pela fundadora do espaço, Elisabeth Kuehn de Souza. Conforme informações adquiridas, a estrutura de um Posto de Coleta é simples. “Basicamente, precisamos de um local, de um freezer, frascos e de uma equipe, que nesse caso seria composta por um enfermeiro e um técnico em enfermagem. Acreditamos que a implantação em Gaspar é possível”, explica a vereadora Franciele. Ela ressalta que outros municípios da região, como Brusque, já possuem o Posto de Coleta. “Vamos até lá conhecer e buscar referências para dar agilidade ao processo em Gaspar”, disse.

A vereadora Mara também defende a ideia, enaltecendo o quanto é importante que o município acompanhe estas mulheres. “Hoje, elas buscam ajuda em Blumenau por conta própria e o município não tem nenhuma informação e dados desse atendimento. Com o Posto de Coleta implantado em Gaspar, iremos oferecer mais conforto a estas mulheres, que não terão mais que se deslocar de sua cidade”, afirma.

A vereadora Zilma lembra o quanto é essencial ter um espaço que possa atender e acolher estas mulheres. “O Posto de Coleta é muito mais do que um local para guardar o leite. É onde estas mulheres poderão encontrar amparo, orientações e informações sobre o aleitamento materno, tão importante para o desenvolvimento dos bebês, principalmente nos seis primeiros meses de vida”, enfatiza.

A indicação

A bancada feminina reivindica a elaboração de um Projeto de Lei (PL) para implantar um Posto de Coleta de Leite Humano em Gaspar. A Indicação 103/2021, que entrou na pauta da sessão de terça-feira (23), foi encaminhada posteriormente à Prefeitura.

De acordo com o texto, os serviços de coleta, processamento, repartição e distribuição do leite materno, incluindo o cadastramento das gestantes, serão feitos por servidores da Saúde. Atualmente o Banco de Leite mais próximo é o de Blumenau.

A matéria determina também que informações sobre a importância da amamentação e do leite materno nos primeiros seis meses de vida do bebê, além do funcionamento do Posto de Coleta, serão dadas à gestante durante a realização de exames.

Postado em 26 de fevereiro de 2021 0