Após visita à Polícia Civil, vereadoras vão reivindicar aumento do número de policiais

Após visita à Polícia Civil, vereadoras vão reivindicar aumento do número de policiais
Visita ocorreu nesta quarta

As vereadoras Mara da Saúde (PP) e Zilma Mônica Sansão Benevenutti (MDB) visitaram na manhã desta quarta-feira (7) a delegacia de Polícia Civil da Comarca de Gaspar. O objetivo foi conhecer as novas instalações, colocar-se à disposição e buscar informações sobre o atendimento prestado à mulher, principalmente às vítimas de violência doméstica. Elas foram recepcionadas e atendidas pela delegada titular da Comarca, Rosi Barbosa Serafim.

Segundo dados apresentados, os casos de violência doméstica aumentaram significativamente de 2019 para 2020, primeiro ano da pandemia. “Em 2019 registramos 20 pedidos de Medida Protetiva. Já no ano passado, este número subiu para 80”, revela a delegada. De acordo com Serafim, há um ano foi criado na delegacia um espaço exclusivo para o atendimento do público feminino. Além da estrutura, também foi destinada uma equipe específica para atender essas mulheres, que conta com uma policial feminina e uma psicóloga.

A vereadora Zilma ressaltou a importância deste núcleo de atendimento. “Fiquei feliz em ver esta preocupação da Polícia Civil com estas vítimas e o atendimento que está sendo prestado. As mulheres vítimas de violência doméstica procuram a delegacia para se proteger e, para muitas delas, este é um passo muito difícil a ser dado. Por isso é fundamental que ela se sinta acolhida e segura ao chegar na delegacia”, afirma. A vereadora Mara tem a mesma opinião. “É muito importante que a mulher que tem a coragem de ir até uma delegacia seja respeitada e acolhida. O atendimento humanizado precisa sempre existir”, defende.

Efetivo

Durante o encontro, a delegada Rosi também apresentou às vereadoras alguns números da Comarca, que compreende as cidades de Gaspar e Ilhota. Os procedimentos instruídos em 2020 resultaram em 81 prisões – um número bastante representativo, que coloca a Comarca na sétima posição no Estado em número de prisões. O volume de trabalho, entretanto, exige reforço no efetivo. “No início do ano já reivindicamos mais policiais para a delegacia regional, assim que novos agentes concluírem o curso preparatório que está acontecendo na Acadepol. Nossa preocupação é grande pois nosso efetivo já está defasado e há dois agentes que protocolaram o pedido de aposentadoria”, ressalta Serafim.

As parlamentares se comprometeram em ajudar nesta busca por mais policiais. “Vamos fazer um ofício e reivindicar uma atenção da Delegacia Geral de Polícia Civil para este pedido. Precisamos unir forças”, disseram.

*Texto e foto: jornalista Kassia Dalmagro

Postado em 7 de abril de 2021 0