Proposta cria Semana Municipal da Enfermagem

Proposta cria Semana Municipal da Enfermagem
Foto: Prefeitura de Gaspar // Será votada moção de apoio à criação do piso salarial nacional dos trabalhadores

Tramita a partir de terça-feira (11) o Projeto de Lei (PL) 40/2021, que cria a Semana Municipal da Enfermagem, a ser comemorada, anualmente, de 12 a 20 de maio. A proposta é de autoria da vereadora Mara da Saúde (PP).

A parlamentar sugere que, nesse período, sejam divulgadas atividades da área e realizados eventos voltados para a categoria.

No dia 12 de maio, comemora-se o Dia Internacional da Enfermagem. Já, no dia 20, celebra-se o Dia do Auxiliar e Técnico de Enfermagem.

Além disso, o primeiro e o último dia da semana fazem referência, respectivamente, às datas de nascimento da fundadora da enfermagem moderna, a britânica Florence Nightingale e da heroína brasileira, a baiana Ana Néri, que prestou serviços voluntários em hospitais militares, durante a Guerra do Paraguai.

 

Tramitação

Após a escolha do relator na terça, a proposta segue para análise das Comissões de Legislação, Justiça, Cidadania e Redação; Economia, Finanças e Fiscalização, e Gestão Pública.

 

Moção de Apoio

Na terça (11), será votada a Moção de Apoio 7/2021 à aprovação do piso salarial nacional do enfermeiro, do técnico de enfermagem, do auxiliar de enfermagem e da parteira.

Se for aprovado, o documento, de autoria de Mara, será enviado ao presidente do Senado, senador Rodrigo Pacheco e ao senador Fabiano Contarato, autor do Projeto de Lei 2.564/2020, que institui o piso.

Postado em 10 de maio de 2021 0