Bancada feminina solicita aumento do número de policiais a delegado-geral da Polícia Civil de SC

Bancada feminina solicita aumento do número de policiais a delegado-geral da Polícia Civil de SC
Reunião ocorreu antes da sessão solene

A convite da bancada feminina, a Câmara de Vereadores de Gaspar recebeu na tarde de quinta-feira (20) a visita do delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Paulo Norberto Koerich; do delegado Regional de Blumenau, Rodrigo Marquetti; e do delegado da Polícia Civil de Gaspar, Bruno Fernando Alves de Oliveira. O encontro proposto pelas vereadoras Franciele Back (PSDB), Mara dos Santos (PP) e Zilma Mônica Sansão Benevenutti (MDB) teve como objetivo estreitar laços com a instituição e discutir ações e melhorias para a Comarca de Gaspar. Participaram também do encontro o presidente da Câmara, o vereador Francisco Solano Anhaia, e o vereador José Hilário Melato (PP).

Entre as prioridades apresentadas pela bancada feminina, está o reforço no efetivo para o município, haja vista que existe uma turma de novos policiais em curso preparatório na Academia de Polícia Civil (Acadepol), em Florianópolis. “Visitamos a delegacia de Gaspar para acompanhar como acontece o atendimento às mulheres e, na oportunidade, a delegada titular da Comarca, Rosi Barbosa Serafim, nos apresentou esta necessidade. Por isso, oficializamos o pedido à delegacia-geral”, explica a vereadora Mara. De acordo com ela, além da grande demanda de registros de boletins de ocorrência e instauração de inquéritos policiais, dois agentes que atuam na Comarca haviam solicitado a aposentadoria.

Entretanto, conforme informou Koerich, estes dois agentes já foram recontratados e sinalizou que o envio de novos policiais para a Comarca de Gaspar será analisado. “Podem ter certeza de que o que estiver ao meu alcance, eu vou fazer. Hoje, temos 300 alunos em formação e 295 municípios para serem atendidos. A distribuição destes policiais acontece com base em dados e, é a partir deste estudo, que fizemos a movimentação deles para as regiões”, disse.

O delegado-geral também aproveitou a oportunidade para sinalizar que a Polícia Civil de Gaspar precisa ter uma sede própria. “Já existe uma área destinada para este fim em Gaspar, mas o terreno não comporta mais as necessidades. Se fosse possível fazer uma permuta e trocar este terreno por outro, poderíamos elaborar o projeto e ir em busca dos recursos para a construção”, diz.

A vereadora Zilma ressaltou a importância do encontro, que favoreceu o diálogo e a aproximação entre as partes. “A parceria e o trabalho em conjunto são sempre importantes na busca por resultados. Cada um precisa fazer a sua parte. Ficamos muito satisfeitas com a conversa de hoje”, afirma.

Atendimento às mulheres
Já em relação ao atendimento às mulheres, novidades foram anunciadas para Gaspar. Uma delas é a estruturação da Sala Lilás – um projeto da Delegacia Regional de Polícia. “A sala ficará ao lado do plantão e servirá para atender a mulher assim que ela chegar à delegacia. Ou seja, ela terá um espaço reservado para registrar o Boletim de Ocorrência, podendo ficar mais à vontade para falar de seu problema”, explica o delegado Bruno Fernando.

O delegado Marquetti lembrou que o projeto também prevê um espaço que possa acolher quem acompanha a vítima até a delegacia. “Muitas vezes elas chegam na delegacia com os filhos. Por isso é importante ter esta área”, explicou.

O delegado regional também reforçou a necessidade de Gaspar adotar um protocolo específico para as vítimas de estupro, como acontece em Blumenau.

A vereadora Franciele garantiu, então, que a bancada feminina irá se movimentar neste sentido. “Vamos conhecer o protocolo em Blumenau e elaborar uma indicação aos órgãos competentes para que o mesmo seja implantado em nosso município. É um crime muito grave, que causa muitos traumas nas vítimas e merece uma atenção muito especial”, defende.

 

*Texto: Jornalista Kassia Dalmagro

Postado em 21 de maio de 2021 0