Bancada do MDB na Câmara pede transformação da Companhia da PM de Gaspar em Batalhão

Bancada do MDB na Câmara pede transformação da Companhia da PM de Gaspar em Batalhão

Os cinco vereadores que formam a bancada do MDB na Câmara Municipal de Gaspar estiveram na tarde desta terça-feira (dia 6) na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, onde foram recebidos pelo presidente, deputado Mauro de Nadal, e mais cinco deputados estaduais da sigla.

A bancada entregou pedido ao líder do partido, deputado Valdir Cobalchini, para que a Companhia da Polícia Militar (PM) de Gaspar seja transformada em Batalhão. O prefeito Kleber Wan-Dall e o Major Pedro Carlos Machado Júnior, comandante da PM gasparense, acompanharam a audiência.

“A ideia é que o deputado Cobalchini entregue nosso ofício diretamente ao governador do Estado, Carlos Moisés da Silva. Gaspar sofre com relação ao pouco efetivo, e a mudança de Companhia para Batalhão seria muito importante para a destinação de mais policiais militares para o nosso município”, destaca o presidente da Câmara, Francisco Solano Anhaia.

Junto com o presidente, participaram do encontro os vereadores Ciro André Quintino, Dr. Junior de Carvalho, Junior Hostins e Zilma Monica Sansão Benevenutti. Além de Nadal e Cobalchini, os vereadores foram recepcionados pelas deputadas Ada de Luca e Dirce Heiderscheidt, e pelos deputados Fernando Krelling e Jerry Comper.

O pleito para transformação da Companhia da PM em Gaspar num Batalhão também conta com o apoio da Associação Empresarial de Gaspar (Acig), Hoje, 36 PMs atuam na cidade de Gaspar, com uma proporção de um policial para cada 1966 habitantes. O ideal seriam pelo menos 70.

Com a transformação da companhia em batalhão, o comando passa a ser de um tenente-coronel, e Gaspar pode começar a disputar o efetivo de igual para igual com cidades como Blumenau, Brusque e Indaial. A mudança pode ser realizada com um decreto do governo estadual.

“Nesta segunda-feira, o prefeito Kleber já conversou pessoalmente com o governador Moisés sobre o assunto, e estamos otimistas de que o pleito seja atendido pelo comando da PM catarinense”, finaliza o presidente da Câmara.

Postado em 6 de julho de 2021 0