Bancada feminina solicita criação da Procuradoria Especial da Mulher na Câmara

Bancada feminina solicita criação da Procuradoria Especial da Mulher na Câmara
Pedido foi entregue ao presidente da Câmara, Francisco Solano Anhaia

A bancada feminina solicitou na quinta-feira (19) a criação da Procuradoria Especial da Mulher na Câmara de Vereadores de Gaspar (CVG), vinculada à Mesa Diretora. A minuta do Projeto de Resolução (Indicação 430/2021) já foi entregue ao presidente da Câmara, Francisco Solano Anhaia.

Segundo o texto, serão competências da Procuradoria: receber, examinar e encaminhar denúncias de violência e discriminação contra a mulher; auxiliar as Comissões em propostas que tratem de direitos relativos à mulher ou à família; fiscalizar e acompanhar campanhas educativas e execução de programas governamentais e não governamentais de políticas públicas para as mulheres.

Competem ainda a cooperação com organismos nacionais e internacionais voltados à implementação de políticas para mulheres; e promoção de audiências públicas, seminários, palestras, pesquisas e estudos sobre violência e discriminação contra a mulher e sobre sua participação na política.

A matéria determina que, anualmente, no início da Legislatura, a Mesa Diretora deverá designar uma procuradora especial da Mulher e uma procuradora adjunta entre as vereadoras eleitas. Na ausência delas, os cargos serão ocupados por vereadores ou servidores do Legislativo.

Segundo as autoras, o objetivo é ser mais um meio de comunicação, encaminhamentos e esclarecimentos para as mulheres. Além disso, a criação não vai acarretar custos para a CVG.

“A criação da Procuradoria Especial da Mulher em Gaspar é mais um passo que esta Casa Legislativa dá para o debate das pautas femininas, bem como na parceria e compromisso em garantir a vida e a integridade das mulheres gasparenses”, justificaram.

A bancada feminina é composta pelas vereadoras Franciele Back (PSDB), Mara da Saúde (PP) e Zilma Mônica Sansão Benevenutti (MDB).

Postado em 20 de agosto de 2021 0