Câmara celebra 199 anos de Independência do Brasil com entrega de títulos

Câmara celebra 199 anos de Independência do Brasil com entrega de títulos
Ao todo, foram concedidos 11 títulos

A Câmara de Vereadores de Gaspar concedeu nesta quinta-feira (2) cinco títulos de Cidadão Emérito e seis de Cidadão Honorário a personalidades que contribuíram para a construção e a manutenção da sociedade gasparense. Com a presença do prefeito Kleber Wan-Dall, a sessão solene também rememorou os 199 anos de Independência do Brasil.

O título de Cidadão Honorário homenageia quem nasceu em outro município, enquanto o de Cidadão Emérito é reservado aos nascidos em Gaspar.

Durante a cerimônia, o presidente da Câmara, Francisco Solano Anhaia, frisou que todos os segmentos da sociedade gasparense foram contemplados nesta noite. “Sem vocês, os homenageados, nada disso seria possível. O meu muito obrigado a todos vocês e minha gratidão pelos serviços prestados”, declarou.

Em discurso conjunto, representando a 19ª legislatura, a vereadora Zilma Mônica Sansão Benevenutti e o vereador Dr. Júnior de Carvalho, ambos do MDB, contaram um pouco da história de cada homenageado.

Já o secretário estadual de Educação e deputado licenciado, Luiz Fernando Vampiro, que recebeu o título de cidadão honorário, falou em nome dos demais homenageados, enfatizando as principais contribuições dadas pelas 11 pessoas ao município.

Integrou também a Mesa o segundo-secretário da Câmara Mirim, Pedro Alcides Buchmann Linhares, que representou os vereadores mirins na solenidade.

 

199 anos de Independência
Em pronunciamento, o vereador Giovano Borges (PSD) relembrou o grito dado por D. Pedro I, às margens do Rio Ipiranga, no dia sete de setembro de 1822, rompendo o laço colonial com Portugal.

“Que nesse dia 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil, possamos lembrar que há muitas coisas das quais o Brasil ainda precisa ser livre, e precisamos lutar bravamente por isso todos os dias”, ressaltou o parlamentar.

 

Cidadão Emérito 

Catequista Anelore Maria Linhares – indicação do vereador Amauri Bornhausen (PDT)

Engenheiro elétrico Pedro Inácio Bornhausen – indicação do vereador José Hilário Melato (PP)

Ex-vereador e empresário Paulo Afonso Zimmermann – indicação do vereador Alex Burnier (PL)

Empresário e filantropo Thiago Phelipe Nascimento – indicação do vereador Ciro André Quintino (MDB)

 

Professora Sandra Maria Buchmann – indicação do vereador Dionísio Bertoldi (PT)

 

 

 

 

Cidadão Honorário

 

Poeta e escritor Julio Cesar Bridon dos Santos – indicação do vereador Júnior Hostins (MDB)

Médico Infectologista, Dr. Ricardo Alexandre Freitas – indicação da vereadora Mara da Saúde (PP)

Deputado estadual Jerry Edson Comper – indicação do vereador Ciro André Quintino (MDB)

Ex-professora de francês e fundadora do Movimento Jovem e de Cursilhos – Maria José Negromonte Beduschi – indicação do vereador Dr. Júnior de Carvalho (MDB)

Secretário estadual de Educação e deputado estadual licenciado, Luiz Fernando Vampiro – indicação do presidente da Câmara, Francisco Solano Anhaia

Pedagoga Wilma Neri Santiago Pereira – indicação da vereadora Zilma Mônica Sansão Benevenutti (MDB)

 

 

 

 

 

Postado em 3 de setembro de 2021 0