Câmara aprova moção de apelo por auxílio à Agapa
O Plenário da Câmara aprovou na terça-feira (26) Moção de Apelo ao prefeito Kleber Wan-Dall para que auxilie a Associação Gasparense de Amparo e Proteção aos Animais (Agapa), a qual prevê paralisação das atividades a partir de dezembro. A Moção 20/2021 é de autoria dos vereadores Alex Burnier (PL), Amauri Bornhausen (PDT) e Dionísio Bertoldi (PT).
No primeiro semestre deste ano, com 73 voluntários, a Agapa realizou 534 castrações, 30 cirurgias, 130 consultas e 180 atendimentos. As despesas somaram cerca de R$ 40,5 mil.
“Diante o fato exposto, fica claro a importância e a busca por uma medida que envolva ajuda monetária com urgência para suprir os custeios em clínicas veterinárias”, justificaram.
Pedido de informações
Os vereadores também estão solicitando ao Executivo informações sobre a existência de projeto de política pública para os animais, entre outras. O prazo de resposta ao Requerimento 124/2021 é de 15 dias úteis.
Entre os questionamentos, estão qual foi o investimento realizado, desde 2017, na causa animal; qual a atitude da Administração em relação às denúncias de atropelamento ou morte e a animais abandonados; e se há projeto para implantação de chip.
Clínicas veterinárias
Os parlamentares ainda solicitam o credenciamento com clínicas veterinárias para que os animais resgatados pela ONG possam receber os cuidados clínicos necessários sem custeios. A Indicação 529/2021 já foi enviada ao Executivo.
Voluntários relatam que, semanalmente, ocorrem cerca de dois atropelamentos, resultando em um total de mais de 90 animais atropelados anualmente.