Câmara aprova moção de apelo por auxílio à Agapa

Câmara aprova moção de apelo por auxílio à Agapa
Moção foi aprovada por unanimidade

O Plenário da Câmara aprovou na terça-feira (26) Moção de Apelo ao prefeito Kleber Wan-Dall para que auxilie a Associação Gasparense de Amparo e Proteção aos Animais (Agapa), a qual prevê paralisação das atividades a partir de dezembro.  A Moção 20/2021 é de autoria dos vereadores Alex Burnier (PL), Amauri Bornhausen (PDT) e Dionísio Bertoldi (PT).

No primeiro semestre deste ano, com 73 voluntários, a Agapa realizou 534 castrações, 30 cirurgias, 130 consultas e 180 atendimentos. As despesas somaram cerca de R$ 40,5 mil.

Os dados foram divulgados durante audiência pública promovida em agosto pela Câmara de Vereadores de Gaspar.

“Diante o fato exposto, fica claro a importância e a busca por uma medida que envolva ajuda monetária com urgência para suprir os custeios em clínicas veterinárias”, justificaram.

 

Pedido de informações

Os vereadores também estão solicitando ao Executivo informações sobre a existência de projeto de política pública para os animais, entre outras. O prazo de resposta ao Requerimento 124/2021 é de 15 dias úteis.

Entre os questionamentos, estão qual foi o investimento realizado, desde 2017, na causa animal; qual a atitude da Administração em relação às denúncias de atropelamento ou morte e a animais abandonados; e se há projeto para implantação de chip.

 

Clínicas veterinárias

Os parlamentares ainda solicitam o credenciamento com clínicas veterinárias para que os animais resgatados pela ONG possam receber os cuidados clínicos necessários sem custeios. A Indicação 529/2021 já foi enviada ao Executivo.

Voluntários relatam que, semanalmente, ocorrem cerca de dois atropelamentos, resultando em um total de mais de 90 animais atropelados anualmente.

Postado em 27 de outubro de 2021 0