Vereadores e secretário de Educação debatem criação do Programa Conexão Educa Gaspar

Vereadores e secretário de Educação debatem criação do Programa Conexão Educa Gaspar
Foto: Prefeitura de Gaspar – Escola Vitório Anacleto Cardoso é a primeira instituição de ensino municipal de Gaspar

Os vereadores se reuniram na terça-feira (26) com o secretário municipal de Educação, Emerson Antunes, para discutir o Projeto de Lei (PL) 91/2021, que cria o programa Conexão Educa Gaspar. A reunião, idealizada pelo vereador Amauri Bornhausen (PDT), foi organizada pelo vereador Júnior Hostins (MDB).

Durante o encontro, os parlamentares receberam explicações e puderam tirar dúvidas. Sob relatoria do vereador José Hilário Melato (PP), a proposta, de autoria do Executivo, já tramita na Câmara de Vereadores de Gaspar.

Após apresentação de parecer, o texto vai seguir para análise das Comissões de Legislação, Justiça, Cidadania e Redação; Economia, Finanças e Fiscalização; e Gestão Pública.

 

Avaliações

Segundo o texto, no âmbito do programa, serão criados os Ciclos de Avaliações Diagnósticas CONEXÃO 180º e o Concurso Municipal de Oratória, ambos destinados a alunos de escolas municipais.

Os Ciclos serão implementados por meio de aplicação anual de provas aos matriculados no quinto e nono anos. As avaliações serão feitas pela Secretaria Municipal de Educação (Semed).

No caso da turma de quinto ano que obtiver melhor média entre todas as instituições, receberão premiação os alunos da sala, o coordenador pedagógico, o professor regente e o diretor da escola.

Quanto à turma de nono ano que conquistar a melhor média, além dos alunos, do coordenador pedagógico e do diretor, serão premiados também professor de língua portuguesa e professor de matemática.

 

Concurso de Oratória

Ainda conforme a matéria, o concurso visa ao desenvolvimento de competências inerentes à comunicação verbal e à oralidade de estudantes de instituições públicas municipais. Nesse caso, serão premiados os três primeiros lugares. Cada posição será ocupada por um aluno e um professor orientador.

Postado em 27 de outubro de 2021 0