Câmara celebra 74 anos de história

Câmara celebra 74 anos de história
Fatos históricos marcam os 74 anos da Câmara

A Câmara de Vereadores de Gaspar (CVG) celebra nesta segunda-feira (20) 74 anos de história. Mais de 180 parlamentares já passaram pela Casa de Leis.

Passados 13 anos de emancipação político-administrativa do município, foi instalado, em 20 de dezembro de 1947, o Poder Legislativo gasparense.

À época, ao lado dos vereadores eleitos, o juiz eleitoral Oscar Leitão, da 3ª zona eleitoral de Blumenau, conduziu o ato de instalação da Câmara, que funcionava em uma sala dentro do prédio da Prefeitura.

No primeiro ano da 19ª Legislatura, o Legislativo registrou momentos históricos após as últimas eleições, renovando o frescor democrático.

 

Primeira mulher na presidência

Neste mês, vereadores e vereadoras fizeram história ao eleger a primeira mulher para a presidência da CVG. Aos 28 anos, a vereadora reeleita Franciele Back (PSDB), a mais votada nas eleições de 2020, vai comandar a Mesa Diretora em 2022.

Ao lado de Franciele, vai estar a vereadora Mara da Saúde (PP), a primeira mulher negra eleita para a CVG. Além de procuradora-adjunta na Procuradoria Especial da Mulher, Mara passa a ocupar o cargo de segunda-secretária.

Ao todo, serão três mulheres a integrar a Mesa – fato singular no parlamento gasparense. Entre elas, está também a vereadora Zilma Mônica Sansão Benevenutti (MDB), eleita para a primeira-secretaria. Zilma ainda exerce o cargo de procuradora especial da Mulher.

 

Primeiro vereador cadeirante

Outro marco é a chegada do primeiro vereador cadeirante do município, Amauri Bornhausen (PDT), que foi o primeiro-secretário da Casa neste ano.

Garantindo acessibilidade ao parlamentar e às pessoas com deficiência, o plenário recebeu uma tribuna automatizada e uma rampa de acesso, incluindo a adaptação do carro da Câmara.

 

Primeiro presidente da Câmara a assumir o Executivo  

Na semana passada, o presidente da Câmara, Francisco Solano Anhaia, assumiu o mais alto cargo do Executivo Municipal. Por uma semana, foi prefeito do Coração do Vale.

“Trabalho desde muito novo. Já tive diversas profissões. Também exerço, há anos, papeis sociais como o trabalho comunitário e diretoria de associações esportivas. Como vereador, cumpro meu terceiro mandato. Agora me sinto extremamente grato em estar prefeito”, destacou Anhaia.

Postado em 20 de dezembro de 2021 0