Em sessão solene, Câmara celebra 88 anos de Gaspar

Em sessão solene, Câmara celebra 88 anos de Gaspar
Gaspar completa 88 anos na sexta (18)

Em sessão solene, a Câmara de Vereadores de Gaspar (CVG) prestou homenagem nesta quarta-feira (16) aos 88 anos de emancipação político-administrativa de Gaspar. O município foi instalado em 18 de março de 1934.

Regida pela maestrina Bruna Marcela Benevenutti, a Banda do Clube Musical São Pedro executou os hinos nacional e municipal. É a primeira solenidade, com 100% de público liberado no plenário da CVG, após quase dois anos de pandemia. No ano passado, devido ao agravamento dos indicadores, o evento chegou a ser cancelado.

Adolescentes e adultos abrilhantaram o evento

Para a presidente da Câmara, Franciele Back, é importante lembrar da origem, da formação da cidade, dos ciclos econômicos vividos e dos povos que aqui se instalaram. “Gaspar também é o chão onde nós nos perdemos em aventureiras jornadas e o chão para o qual nós retornamos em busca de consolo e de abrigo. É ainda o chão onde se fixam as nossas lembranças e do qual – apesar de qualquer e da maior distância – nós jamais nos afastamos. É o chão da nossa casa que dá sustentação ao nosso lar. Chão do nosso trabalho, dos nossos amores. E aqui, o Poder Legislativo, é o palco onde discutimos o futuro desse chão”, ressaltou.

Representando a 19ª Legislatura, o vereador Júnior Hostins (MDB) dedicou o discurso a gasparenses natos e aos adotados pelo Coração do Vale. O parlamentar citou trechos do discurso feito por seu falecido pai, Francisco Hostins, ex-vereador e ex-prefeito, em 2004, homenageando os 70 anos de Gaspar.

À época, Francisco destacou o papel do cidadão e da cidadã gasparense para a construção da cidade. (…) Dia a dia se dedicam aos trabalhos no campo, nas indústrias, no comércio e na prestação de serviços, nas salas de aula, educando nossas crianças e jovens para um futuro mais seguro e feliz (…)”.

“Este amor que vemos todos os dias estampado nas faces alegres e angelicais de nossos bebês nos CDIS, de nossas crianças e jovens nas escolas, colégios e universidades, nos rostos apaixonados dos namorados e namoradas em tantos pontos de gastronomia e nas praças, amor que se transforma em fé e esperança de nossas famílias nas igrejas e em seus lares, se transforma em suor de nossos trabalhadores e empreendedores em seus locais de trabalho, amor no encantamento de milhares de turistas que nos visitam todos os anos, amor que pulsa nas veias deste lindo e grande Coração do Vale Europeu”, acrescentou Júnior Hostins.

Em pronunciamento, o prefeito Kleber Wan-Dall falou sobre a importância da criação do Arquivo Histórico Documental e da instituição do Conselho Curador. Agradeceu também o apoio do Legislativo às propostas que já se tornaram leis. “A cidade não tem nome e nem sobrenome. A cidade é de todos nós”, salientou.

Por fim, o deputado estadual, Pedro Celso Zuchi, frisou sua admiração pela Banda São Pedro, a paixão pela cidade e as homenagens dedicadas a cidadãos, quando foi prefeito do município. “A cada dia, precisamos construir uma cidade melhor para nós”, encerrou.

Postado em 16 de março de 2022 0