Em sessão itinerante, Câmara homenageia seis anos do Distrito do Belchior e 122 anos da Escola Frei Policarpo

Em sessão itinerante, Câmara homenageia seis anos do Distrito do Belchior e 122 anos da Escola Frei Policarpo
Sessão ocorreu no dia do aniversário do distrito

A Câmara de Vereadores de Gaspar (CVG) promoveu na quarta-feira (6), às 18h30min, sessão itinerante para homenagear os 122 anos da Escola de Educação Básica Frei Policarpo e os seis anos do Distrito do Belchior. A homenagem (Requerimento 1/2022), solicitada pela presidente da Câmara, Franciele Back, ocorreu no dia da criação do distrito (6/04/2016).

Moradores e estudantes da Escola Frei Policarpo lotaram o salão paroquial da Igreja Sagrado Coração de Jesus, anexo à Sociedade Cultural de Caça e Tiro Harmonia, no Belchior Alto.

Durante a sessão, o Grupo de Canto do Belchior executou os hinos nacional, municipal e do distrito. Houve ainda o momento bíblico, com o padre Rogério Rodrigues, que mora há dois anos e meio no único distrito de Gaspar. “É um povo que se alimenta de esperança”, observou.

Em pronunciamento, Back reforçou os pedidos apresentados pela comunidade ao prefeito Kleber Wan-Dall. “Nós, que estamos na condição de político atualmente, temos uma responsabilidade e um compromisso gigante de entregar o melhor para os moradores, mas cada um que está aqui e vive em sociedade é tão responsável por tudo isso quanto nós”, destacou.

Além de Wan-Dall, compareceram ainda secretários municipais, o deputado estadual Pedro Celso Zuchi e a vereadora mirim, que é moradora da região, Alice Ruon Cardoso.

 

Tribuna Livre

No momento dedicado à tribuna livre, cinco representantes da comunidade puderam apresentar reivindicações às autoridades presentes. A empresária Ana Clara da Silva solicitou ao Executivo manutenção e pavimentação de toda a extensão da Rua Vidal Flávio Dias.

Em seguida, a trabalhadora autônoma Cintia de Siste Oechsler pediu à Secretaria Municipal de Educação a implementação de aulas extracurriculares no currículo escolar, como dança, música, educação física, reforço, jogos e brincadeiras. Anexo ao pedido, está um abaixo-assinado dos moradores.

Já o administrador Eduardo Schmitt e o agricultor Mariano Gesser solicitaram melhorias no programa de controle de borrachudos. Gesser também cobrou pavimentação asfáltica em algumas vias da região.

Por fim, a diretora da Frei Policarpo, Lidiane Wagner, relatou um pouco da história centenária do estabelecimento de ensino, que contou com a contribuição de diversos freis e freiras.

 

Sessão Itinerante

Com o objetivo de aproximar a população do Poder Legislativo Municipal, a CVG realizou, desde 2002, 32 sessões itinerantes. O evento não foi promovido apenas nos dois últimos anos por causa da pandemia de Covid-19.

Postado em 7 de abril de 2022 0