Projeto cria Programa de Ações Preventivas à depressão e ao suicídio entre adolescentes nas escolas municipais

Projeto cria Programa de Ações Preventivas à depressão e ao suicídio entre adolescentes nas escolas municipais
Proposta é de autoria do vereador Amauri Bornhausen

Tramita na Câmara de Vereadores de Gaspar (CVG) o Projeto de Lei (PL) 25/2022, que cria programa de ações preventivas à depressão e ao suicídio entre adolescentes nas escolas municipais. A proposta é de autoria do vereador Amauri Bornhausen (PDT).

De acordo com o texto, as ações consistem na criação de grupos de apoio com terapeutas, psiquiatras, psicólogos e assistentes sociais voluntários; palestras; e elaboração de cartilhas.

Quanto às escolas, estas poderão fazer parcerias com instituições públicas ou privadas para promover atividades como palestras e workshops. A matéria propõe ainda a oferta de cursos de formação aos educadores.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, o suicídio é a segunda principal causa de morte de jovens entre 15 e 29 anos.

De 2006 a 2017, conforme levantamento da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), foram identificados 58 óbitos de crianças brasileiras por essa causa, sendo a maioria formada por meninos brancos, com 9 anos de idade. As internações por tentativas de suicídio, no mesmo período, somaram 1.994 casos.

“Numa sociedade extremamente competitiva e que incentiva cada vez mais o uso de medicamentos, essas questões precisam ser debatidas com urgência”, justificou o autor.

 

Tramitação

O relator é o vereador Júnior Hostins (MDB). Após a apresentação do parecer, a matéria vai seguir para análise das Comissões de Legislação, Justiça, Cidadania e Redação; Economia, Finanças e Fiscalização; e Gestão Pública.

Postado em 5 de maio de 2022 0