Projeto pretende instituir o “Dia da Vitória” em Gaspar

Projeto pretende instituir o “Dia da Vitória” em Gaspar
Foto: Câmara dos Deputados – Projeto tramita a partir desta terça

Relembrar a brava participação dos soldados gasparenses na 2ª Guerra Mundial e homenagear os heróis de nosso município. Estes são alguns dos objetivos do Projeto de Lei nº 27/2022, de autoria da vereadora Zilma Mônica Sansão Benevenutti (MDB). A proposta, que pretende instituir o “Dia da Vitória” em Gaspar, foi protocolado na secretaria da Câmara de Vereadores no dia 5 de maio e consta na pauta da sessão desta terça-feira, dia 10. Na oportunidade, foi sorteado o relator do PL, vereador Chico Anhaia (MDB), para que então a proposta seja analisada pelas comissões da Casa antes de ir à votação.

Conforme explica a vereadora Zilma, este Projeto de Lei tem como objetivo também informar a comunidade e relembrar a participação de Gaspar na 2ª Guerra Mundial. “Registros e pesquisas históricas apontam que 15 soldados gasparenses foram enviados para lutar na Itália. Esta informação, apesar de sua importância, é pouco conhecida e o Dia da Vitória pretende resgatar este fato e lembrar, todo ano, da bravura de nossos soldados mandados à guerra”, explica.

A proposta é que o Dia da Vitória seja celebrado em Gaspar em 8 de maio – data em que aconteceu o anúncio oficial do fim guerra, em 1945. “Além dos 15 soldados enviados à Europa, outros 10 soldados gasparenses ficaram de prontidão, protegendo a costa catarinense. O Brasil foi o único país da América Latina a enviar combatentes para a 2ª Guerra Mundial e entre estes milhares de soldados estavam jovens de Gaspar. Por isso, a data também precisa ser exaltada em nosso município”, ressalta a vereadora Zilma.

Ela explica que para elaborar o Projeto de Lei foi feita uma vasta pesquisa junto ao Arquivo Histórico de Gaspar e Associação de Veteranos do 23º Batalhão de Infantaria (BI) de Blumenau, bem como com a família do já falecido Herbert Wehmuth – um dos pracinhas gasparenses que lutaram na Itália. “Desde já agradeço o empenho da associação e todo o apoio que recebi da família de seu Herbert, nosso eterno Bruda, principalmente de seu filho Aldir Wehmuth e sua esposa Amélia Schmitt. Esta soma de esforços foi importante para chegarmos a informações oficiais e precisas”, afirma.

 

O conflito

A Segunda Guerra Mundial foi um dos maiores conflitos do século XX. Iniciada em 1939 e terminada seis anos depois, envolveu dois grupos de países: os Aliados, liderados pelos Estados Unidos e pela União Soviética e o Eixo, liderado pela Alemanha nazista de Hitler. A derrota alemã aconteceu em 7 de maio de 1945, quando o general Alfred Jodl – do Alto Comando Alemão – assinou a incondicional rendição de todas as forças germânicas. O anúncio oficial do fim da guerra foi feito pela imprensa um dia depois, em 8 de maio, sendo então a referida data escolhida para comemorar o “Dia da Vitória”.

O Brasil foi o único país da América Latina a enviar combatentes para a guerra, participando diretamente dos conflitos na Europa. A Força Expedicionária Brasileira (FEB) enviou cerca de 25 mil soldados à Itália, onde lutaram junto ao Exército Americano.

 

→ Heróis expedicionários gasparenses, que participaram efetivamente das lutas na Itália:

  1. ADOLFO DOROW
  2. ALÓIS PITZ
  3. ANTÔNIO MOSER
  4. ARNOLDO MÜLLER
  5. BENVENUTO BENDINI
  6. EDUARDO SCHMITZ
  7. HERBERT WEHMUTH
  8. HERMÍNIO GRACIOLA
  9. IRINEU KLOCK
  10. JOÃO BENDINI
  11. JOÃO MELATO
  12. LUÍS RUSSI
  13. MODESTO MARQUETTI
  14. ODORICO MARQUETTI
  15. PAULO JUNKES

→ Soldados de prontidão na costa catarinense:

  1. ALEONOR BENEVENUTTI
  2. ALFREDO TOMIO
  3. ARMANDO GRACIOLA
  4. IZIDRO MARQUETTI
  5. JOÃO QUINTINO
  6. LEONARDO JOÃO DESCHAMPS
  7. OLÍMPIO HAHNEMANN
  8. OSMÁRIO EZEQUIEL FRANCISCO
  9. PAULO WEHMUTH
  10. REINOLDO VILBERT

 

Mais informações:

Vereadora Zilma Mônica Sansão Benevenutti

(47) 99902 6469

Texto: jornalista Kássia Dalmagro (gabinete parlamentar).

 

Postado em 10 de maio de 2022 0