Bancada do MDB na Câmara pede transformação da Companhia da PM de Gaspar em Batalhão
Os cinco vereadores que formam a bancada do MDB na Câmara Municipal de Gaspar estiveram na tarde desta terça-feira (dia 6) na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, onde foram recebidos pelo presidente, deputado Mauro de Nadal, e mais cinco deputados estaduais da sigla.
A bancada entregou pedido ao líder do partido, deputado Valdir Cobalchini, para que a Companhia da Polícia Militar (PM) de Gaspar seja transformada em Batalhão. O prefeito Kleber Wan-Dall e o Major Pedro Carlos Machado Júnior, comandante da PM gasparense, acompanharam a audiência.
“A ideia é que o deputado Cobalchini entregue nosso ofício diretamente ao governador do Estado, Carlos Moisés da Silva. Gaspar sofre com relação ao pouco efetivo, e a mudança de Companhia para Batalhão seria muito importante para a destinação de mais policiais militares para o nosso município”, destaca o presidente da Câmara, Francisco Solano Anhaia.
Junto com o presidente, participaram do encontro os vereadores Ciro André Quintino, Dr. Junior de Carvalho, Junior Hostins e Zilma Monica Sansão Benevenutti. Além de Nadal e Cobalchini, os vereadores foram recepcionados pelas deputadas Ada de Luca e Dirce Heiderscheidt, e pelos deputados Fernando Krelling e Jerry Comper.
O pleito para transformação da Companhia da PM em Gaspar num Batalhão também conta com o apoio da Associação Empresarial de Gaspar (Acig), Hoje, 36 PMs atuam na cidade de Gaspar, com uma proporção de um policial para cada 1966 habitantes. O ideal seriam pelo menos 70.
Com a transformação da companhia em batalhão, o comando passa a ser de um tenente-coronel, e Gaspar pode começar a disputar o efetivo de igual para igual com cidades como Blumenau, Brusque e Indaial. A mudança pode ser realizada com um decreto do governo estadual.
“Nesta segunda-feira, o prefeito Kleber já conversou pessoalmente com o governador Moisés sobre o assunto, e estamos otimistas de que o pleito seja atendido pelo comando da PM catarinense”, finaliza o presidente da Câmara.