Aprovado projeto que isenta doadores de medula óssea da taxa de inscrição em concursos

Aprovado projeto que isenta doadores de medula óssea da taxa de inscrição em concursos
Projeto segue para sanção ou veto do prefeito em exercício

O Plenário da Câmara aprovou nesta terça-feira (1) o Projeto de Lei Complementar (PLC) 3/2020, que isenta doadores de medula óssea da taxa de inscrição em concursos públicos municipais.

A proposta, de autoria do vereador Cícero Giovane Amaro (PL), segue para sanção ou veto do prefeito em exercício, Luis Carlos Spengler Filho.

De acordo com o texto, o interessado deverá anexar à inscrição o documento expedido pela entidade coletora. Já os editais de novos concursos deverão informar sobre a isenção e a documentação necessária.

 

Doadores

Por 10 votos a três, foi aprovada também a Emenda Modificativa 1/2020, assinada por sete vereadores, que determina a concessão do benefício apenas aos doadores e não mais aos cadastrados, como previa a redação original.

“Assim como o doador de sangue, somente aquele efetivamente doador de medula óssea é que deve fazer jus à isenção do pagamento da taxa em concursos públicos”, justificaram os autores.

Para Amaro, com essa alteração, provavelmente o município não terá nenhum candidato para usufruir do incentivo. “A minha preocupação com a emenda apresentada é que possa a tornar a lei, especificamente, letras mortas”, afirmou.

 

Penalidades

Foram estabelecidas penalidades para quem prestar informação falsa. Se a infração for constatada antes da homologação do resultado, o inscrito terá a inscrição cancelada e será excluído do concurso.

Após a confirmação do resultado e antes da nomeação, o candidato será excluído da lista de aprovados. E, por último, a nomeação será anulada se a situação for verificada depois da publicação do ato.

Postado em 2 de dezembro de 2020 0